Internas de Viana participam de formatura do curso de Informática
Setenta e cinco presas do Centro de Detenção Provisória Feminino de Viana (CDPFV) participaram, na última sexta-feira (30), da cerimônia de formatura do curso de informática oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).
No total, foram 112 formandas, sendo que 37 foram transferidas para outras unidades ou receberam o alvará de soltura até o dia da cerimônia. Durante o evento, as internas receberam certificados de conclusão do curso.
A seleção das internas foi feita a partir do interesse na área, documentação pessoal em dia e formação até o Ensino Fundamental II.
O curso teve a carga horária total de 68 horas, dividido em oito turmas, de 14 internas cada, sendo elas duas em horário integral e seis turmas de meio período (matutino e vespertino). As aulas foram ministradas pela professora Camila Simões Lapa.
Segundo a diretora da unidade, Alessandra Alves Lopes, os cursos de formação são de grande importância para as internas. “Visto que o objetivo almejado é a inclusão futura na sociedade, é importante que elas já saiam qualificadas para que possam ser inseridas no mercado de trabalho”, explicou.
Conforme prevê a Lei de Execução Penal, as internas que estudam têm direito a remição da pena. A cada três dias de estudo, um dia da pena é reduzido.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
Texto: Ana Luiza Andrade