14/10/2014 10h00 - Atualizado em 18/03/2016 11h45

Internos comemoram o Dia das Crianças com filhos em Linhares e São Mateus

Homens e mulheres que cumprem pena em unidades de Linhares e São Mateus receberam visitas especiais dos filhos em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado no dia 12. Os internos interagiram com os filhos, por meio de brincadeiras, apresentações teatrais, entre outras atividades.

No Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL), as visitas especiais começaram no dia 12 e se estenderão até o final do mês.

Todos os internos que têm filhos participam com os pequenos de atividades como teatro, espetáculos de mágica com o palhaço Risadinha e pintura de rosto. Durante a comemoração, os pequenos também ganham lembrancinhas.

A ação, desenvolvida pelo setor de serviço social da unidade prisional, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Linhares e de instituições religiosas como Assembleia de Deus e a Pastoral Carcerária do município, que prestam assistência socioespiritual aos internos do Centro de Detenção.

Na Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), internos e internas participaram com seus filhos de atividades interativas no sábado (11). As crianças receberam lembrancinhas, ganharam brinquedos doados pela comunidade e participaram de uma recreação com palhaços e pinturas de rosto. Além disso, os reeducandos participaram de um culto ministrado por membros da Igreja Batista do Calvário, que presta assistência religiosa na unidade.

Solidariedade

O Dia das Crianças não foi comemorado somente pelos internos das unidades prisionais. Na última sexta-feira (10), servidores do Centro de Detenção Provisória de Aracruz (CDPA) doaram brinquedos, doces e alimentos a cerca de 60 crianças e adolescentes da Casa Abrigo Recanto Feliz, localizada no município. Todos os alimentos e brinquedos arrecadados foram doados pelos servidores da unidade e por instituições religiosas do município.

Além disso, as crianças ouviram uma palestra ministrada pelo diretor da unidade, Claudio Nienke Machado, que falou sobre a importância da boa educação e do respeito ao próximo. Após a palestra, as crianças passearam dentro de viaturas e conheceram um pouco da função de um inspetor penitenciário.

"Esse tipo de atitude só tende a aproximar a população e ressaltar a importância do trabalho do inspetor penitenciário. Além disso, observamos a vontade de muitas crianças em quererem ser inspetores penitenciários no futuro", contou o diretor do Centro de Detenção, Claudio Nienke Machado.

Assessoria de Comunicação – Sejus
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br