27/06/2019 09h45 - Atualizado em 27/06/2019 10h17

Internos da Sejus participam da Feira de Cursos no CEET Vasco Coutinho

Internos que cumprem pena em unidades prisionais do Estado e que participam de cursos de capacitação ofertados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional (Secti), puderam participar da Feira de Cursos no CEET Vasco Coutinho nesta quarta-feira (26). 

Trabalhos desenvolvidos por eles durante as aulas foram apresentados no evento. Este ano, a feira traz o tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável” e foi com base nesse assunto que vários produtos foram apresentados.

Entre eles, estão desenhos emoldurados com papelão, mandalas, cestos, móbiles e relógio feitos com jornal e tampas de marmitas, bolsas e mochilas costuradas com restos de tecido dispensados das fábricas de costuras das unidades prisionais e até bolsas feitas com garrafas pets.

Anna Cristina Stein é professora de qualificação profissional na Casa de Custódia de Vila Velha (Cascuvv), onde ministra o curso de auxiliar de serviços gerais. “Como esse profissional trabalha com limpeza e, consequentemente, com o manuseio do lixo, pensamos em aproveitar esse material de forma sustentável. Para os internos isso abre possibilidades de ganhos futuros”, diz a professora.

Já o trabalho desenvolvido com as internas do Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC) também teve como foco o reaproveitamento de materiais e o empreendedorismo. “Desenvolvemos com as internas algumas práticas que elas podem executar e que é uma fonte de renda ao sair do cárcere. A decoração com flores de papel está em alta no mercado. Elas aprenderam a fazer os enfeites com cartolina e até com rolos de papel higiênico. A bolsa de garrafa pet pode ser vendida, por exemplo, a um preço de R$ 80”, ressalta a professora do curso de auxiliar de serviços gerais, Josinete Braga Borges Lordes. 

As internas Maria Arlete Alves da Silva e Gabriele Assis Loiola, dizem que a oportunidade de aprender dentro da unidade prisional abre muitas oportunidades. “Antes, não via o curso de auxiliar de serviços gerais como necessário. Era algo que acreditava já saber fazer. Mas no decorrer das aulas vimos que ele é muito mais amplo. Aprendemos ética, valores, além de administrar, organizar, empreender. É uma forma de fazer tudo diferente”,afirma Maria Arlete.

Os internos da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV) e Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVVI) participaram do curso de logística, armazenamento e produção e retrataram com desenhos o Porto de Capuaba e o Entreposto de São Paulo, arte emoldurada com papelão. Os trabalhos foram conduzidos pela professora Mara da Silveira Nunes. “Ao falar de logística, assuntos como liderança e gestão também foram desenvolvidos e parte das dinâmicas foram retratadas com desenhos, com temas relacionados ao assunto”, destaca.

Sempre com o foco em ações que estimulam o pensamento sustentável, outros trabalhos foram apresentados na feira. Entre eles, bolsas e mochilas confeccionadas com restos de tecido da fábrica de costura da Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVVI). 

“Mostramos para os internos durante o curso de costura industrial que é possível transformar o que não tem valor em algo produtivo. Da mesma forma, também levamos uma reflexão de que é possível transformar não só materiais que seriam descartados, mas com trabalho e criatividade, é possível transformar vidas”, pontua Karla Cruz, designer de moda e professora do curso de capacitação.

A subsecretária de Ressocialização da Sejus, Roberta Ferraz, reforça a parceria desenvolvida com a Secti para oportunizar capacitação profissional aos internos. “O caminho para a ressocialização dos internos é feito por meio do trabalho e da educação. Essa é uma grande oportunidade para que eles adquiram novas habilidades e um novo pensamento para seguirem suas vidas após o cárcere”.

Alunos egressos do sistema prisional, representando os cursos ofertados em parceria com o Escritório Social, também participam da feira. Entre os cursos oferecidos para os egressos estão Informática Básica; Decoração de Festas e Maquete de Bolos; Técnica em Vendas; Confeitaria Básica, Empreendedorismo e Auxiliar de Estoque.

Cursos

Cerca de 370 vagas de cursos de capacitação são oferecidas aos detentos que cumprem pena nas unidades prisionais do Estado. O trabalho é realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional (Secti). Há turmas para formação de auxiliar de serviços gerais, assistente administrativo, recepcionista, costureiro industrial, maquiador, design de sobrancelha, entre outros. Até dezembro de 2019, mais 300 vagas deverão ser ofertadas ao sistema penitenciário.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto
(27) 3636-5732 / (27) 99933-8195 / (27) 98849-9664
imprensa@sejus.es.gov.br

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard