18/05/2017 16h19 - Atualizado em 18/05/2017 16h24

Internos da Serra e da Barra de São Francisco comemoram Dia das Mães

Os internos que cumprem pena no Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS) e na Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF) também participaram de uma programação em comemoração ao Dia das Mães, celebrado no ultimo domingo (14).

Na Serra, entre os dias 2 e 12 de maio, os detentos receberam visitas especiais no pátio da unidade prisional.

O contato físico foi o que diferenciou das visitas regulares. Na visita especial, os detentos receberam suas mães, esposas e filhos no pátio da unidade, já que normalmente a visita é feita no parlatório. A visita promoveu a aproximação, o convívio, a interação e o fortalecimento do vínculo familiar.

Para receber seus familiares, os internos confeccionaram um painel preparado na escola da unidade, contendo mensagens afetuosas para as suas mães, que ficou exposto no pátio do Centro de Detenção durante as visitas.

O diretor da unidade prisional, Claudio Nienke Machado, frisou a importância da presença da família no processo de ressocialização do interno. “A visita especial é um momento muito aguardado pelos internos, uma vez que propicia aproximação entre eles e os familiares. Essas visitas especiais são proporcionadas, visando o estreitamento dos laços familiares e gerando, assim, um ambiente prisional mais humanizado”.

Em Barra de São Francisco, os internos receberam a visita de seus familiares nos dias 13 e 14 de maio. As visitas foram realizadas no pátio da Penitenciária. Na ocasião, as mães e esposas receberam uma lembrança contendo um cartão e um bombom, que foi confeccionado por 70 detentos na escola da unidade prisional, com a ajuda da equipe psicossocial.

Com o apoio da direção, enfermagem e a equipe psicossocial, foram entregues 101 lembranças para os familiares presentes, além disso, foram distribuídas mais 84 para as mães dos servidores da Penitenciária.

Para o diretor da unidade, Makssuel Delevidove, as visitas em datas comemorativas são de fundamental importância. “A data é sinônimo de afeto e carinho, e não poderíamos deixar passá-la em branco. Reforçar os vínculos entre os internos e seus familiares faz parte do processo de reintegração dos detentos”.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
Texto: Bruna Pereira

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard