Internos da Serra participam de aulas de música
O Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS) conta com um novo projeto para os internos da unidade: aulas de música. A iniciativa começou há duas semanas e, inicialmente, tem a participação de 12 detentos.
As aulas estão sendo realizadas em parceria com a Paróquia Bom Pastor, de Nova Carapina, na Serra, e são ministradas pelo professor voluntário, Gustavo Bergamim Venturini, uma vez por semana. O professor disse que a experiência está sendo muito positiva e que os internos participam ativamente da aula. Ele destacou, ainda, alguns benefícios proporcionados pelo aprendizado de música. “Ela ajuda no desenvolvimento intelectual, promove equilíbrio e é uma ferramenta de inclusão social”.
O interno E.O.S., que participa da oficina, disse que as aulas têm contribuído muito em sua vida. “Participar da oficina me faz sentir uma pessoa em recuperação”.
O diretor da unidade, Cláudio Nienke Machado, afirmou que a música é um instrumento para a reinserção social, pois ajuda a resgatar a dignidade e a autoestima dos detentos. “É uma forma de prepará-los para o retorno ao convívio em sociedade. Neste semestre, estamos desenvolvendo vários projetos com foco na ressocialização e esse é um deles”, fala.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664