Internos da Serra participam de encontro religioso
Trinta e dois internos do Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS) participaram do segundo Círculo de Jovens com Cristo. O encontro religioso foi conduzido por membros de diversas comunidades da Igreja Católica da Serra.
A iniciativa surgiu no final do ano passado por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e voluntários da Paróquia Bom Pastor, do bairro Nova Carapina, na Serra.
O segundo Círculo de Jovens aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro na unidade prisional e contou com música, pregações, adoração e testemunhos de ex-detentos. O encontro foi encerrado com a celebração de uma missa.
O diretor da unidade, Cláudio Nienke, explicou que a experiência religiosa é essencial a ressocialização dos internos, pois, “destaca a importância da família, incentiva-os a fazer novas escolhas e superar vícios. Com isso, gera um resultado positivo no comportamento dos internos”, disse.
Assistência Religiosa
A assistência religiosa, com liberdade de culto, é garantida aos internos do sistema prisional pela Lei de Execução Penal. No Espírito Santo, existe o Grupo de Trabalho Interconfessional (Ginter), da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), do qual fazem parte diversos grupos religiosos.
O Ginter existe desde 2008 e é vinculado à Subsecretaria para Assuntos do Sistema Penal. O grupo não só qualifica voluntários como também atua na ampliação da assistência espiritual oferecida nos presídios e trabalha pela boa relação entre os voluntários e servidores das unidades.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
Texto: Ana Luiza Andrade