07/11/2014 13h00 - Atualizado em 18/03/2016 15h03

Internos de Cariacica concluem curso de Jardinagem

Vinte internos da Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC) concluíram o curso de Jardinagem nesta quarta-feira (04). O curso foi ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). As aulas, práticas e teóricas, foram realizadas na unidade prisional.
 
Ministrado pelos professores Dauro Bricío Junior e Ana Maria Evaldt Ferreira, do Senar, o curso teve uma carga horária de 160 horas.
 
Nas aulas teóricas, os internos conheceram as técnicas de jardinagem, os modelos de paisagismo, os tipos de plantas e suas funções. Já na parte prática, realizada no jardim da unidade, os internos elaboraram um modelo de paisagismo, prepararam o solo para o plantio e plantaram novas espécies de plantas.
 
Segundo o diretor adjunto da unidade, José Dias Ricas, "os cursos de educação profissionalizante permitem que os reeducandos se qualifiquem para retornar ao mercado de trabalho assim que alcançarem a liberdade".
 
Qualificação profissional
 
A expectativa da Sejus é ofertar, até o final de 2014, seis mil vagas, em 50 diferentes cursos de qualificação profissional, que vão desde os mais simples, como panificação e jardinagem, até curso de gestão em petróleo e gás.
 
São cursos presenciais e à distância, ofertados em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, com o Senai e também por meio do Pronatec, do governo federal.
 
A carga horária dos cursos varia de acordo com cada capacitação. Os cursos ofertados a distância têm carga horária de 14 horas, já os cursos presenciais têm duração entre 24 e 240 horas, entre aulas práticas e teóricas.
 
 
Assessoria de Comunicação – Sejus

Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES
Texto: Maria Luiza Sancio

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard