Internos de Cariacica trabalham no cultivo de horta
Dezoito internos da Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC) começaram, há cerca de 60 dias, o cultivo de uma horta na unidade prisional. O projeto teve início a partir de doações e da colaboração de servidores da penitenciária.
Entre os itens produzidos estão alface, mostarda, cebolinha, coentro, chicória, pimenta, cenoura e beterraba.
Tudo que é colhido na horta é doado aos familiares dos internos. A entrega dos alimentos ocorre semanalmente, nos dias de visitação.
Para uma produção sustentável, os detentos estão construindo um sistema de captação de água da chuva. A água será reaproveitada para a manutenção da horta. O material utilizado na construção foi doado por grupos que prestam assistência religiosa na unidade.
Os internos envolvidos no projeto foram selecionados a partir da experiência com horticultura e atuam de forma voluntária. Conforme prevê a Lei de Execução Penal, eles têm direito à remição da pena. A cada três dias trabalhados, um dia é reduzido da pena a ser cumprida.
Segundo o diretor adjunto da PSC, Leonardo Loyola Perini, “além de beneficiar as famílias com as doações, o cultivo da horta permite mudanças no comportamento dos internos, colaborando para o processo de ressocialização dos detentos”.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732
Texto: Paula Romanha