13/01/2015 13h36 - Atualizado em 07/03/2016 14h39

Internos de Colatina participam de palestra sobre mercado de trabalho

Internos da Penitenciária Semiaberta Masculina de Colatina (PSMCOL), que possuem autorização da Justiça para trabalhar em empresas do município, participaram de uma palestra com o tema "Relações interpessoais e sua importância no trabalho".
 
A palestra ocorreu na última quarta-feira (11) com a professora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Adrielly Riguette. Durante o encontro, ela falou sobre a comunicação e a relação entre pessoas no ambiente de trabalho. Ao todo, participaram 33 internos que cumprem pena na unidade.
 
A intenção da Sejus é ofertar capacitação profissional às pessoas privadas de liberdade para elas consigam uma vaga no mercado de trabalho quando alcançarem a liberdade, evitando que voltem a cometer crimes.
 
"A integração e a reflexão do tema certamente poderão ser aplicadas futuramente por eles no ambiente de trabalho", comentou a inspetora penitenciária, Daniela de Fátima Silva Barreto.
 
Trabalho
  
Grande parte dos internos que participam dos cursos de capacitação é contratada por empresas que utilizam mão de obra de detentos. Tanto que, hoje, são 2.545 presos trabalhando em 243 empresas conveniadas à Sejus.
 

Os internos atuam em frentes de trabalho montadas dentro das unidades e também nas sedes dessas empresas, fora dos presídios, dependendo do regime em que cumprem pena (fechado ou semiaberto).
 
Alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos internos são: montagem de móveis, produção de bancos de couro, de blocos de concreto, produção de mudas de eucalipto, construção civil, serviços gerais, finalização e acabamento de confecção, artesanatos diversos, produção de marmitex, entre outros.
 
 
Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard