Internos de Colatina participam de projeto de saúde
O Centro de Detenção Provisória de Colatina (CDPCOL) iniciou nesta semana o projeto Saúde Consciente, voltado para um grupo formado por 15 detentos com hipertensão.
Com o objetivo de melhorar a saúde dos internos, a iniciativa prevê a prática de exercícios físicos duas vezes por semana, além de acompanhamento de medidas e taxas dos participantes.
Desenvolvido pela equipe de saúde da unidade, o projeto conta com a colaboração de um interno, que tem formação em Educação Física, e atua como orientador dos detentos na prática de exercícios.
“A atividade física ajuda a manter a pressão controlada, o que permite reduzir o uso de medicação. A hipertensão não tem cura, mas com bons hábitos é possível controlar a doença”, afirmou a psicóloga Glória Amorim.
Além das atividades do projeto, os internos hipertensos têm acompanhamento médico e dieta específica para a doença.
O diretor do Centro de Detenção, Alexandre Magno Amaral Ferreira, destaca que esse tipo de trabalho reforça a assistência oferecida aos detentos.
“Esse projeto vem reforçar o acompanhamento de saúde que os internos recebem no sistema prisional, de acordo com o previsto em lei, e é um exemplo das ações humanizadoras que a Sejus realiza nas unidades prisionais”, disse.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664