Internos de Colatina reformam carteiras escolares
Quatro internos da Penitenciária de Segurança Média de Colatina (PSMECOL) estão trabalhando voluntariamente na reforma de carteiras das salas de aula da unidade prisional. Eles começaram no início do mês de novembro e até agora cem carteiras foram reformadas.
As atividades são realizadas durante os fins de semana pelo grupo, que foi capacitado por um detento que possui experiência na área. A iniciativa foi dos próprios detentos, que observaram que o material da escola poderia ser reutilizado para proporcionar melhores condições de estudo.
A unidade conta com seis salas de aula, sendo cinco do ensino fundamental ao ensino médio e uma delas para a realização de cursos técnicos. Atualmente, cento e noventa e cinco internos estão estudando na penitenciária de Colatina.
Segundo o assistente pedagógico da unidade, Fagner Sampaio, o objetivo da iniciativa foi obter uma melhoria no aspecto visual das salas e no desenvolvimento do aprendizado dos internos. “Tivemos um ótimo resultado e estamos colhendo bons frutos", explicou.
Educação
Atualmente, o Espírito Santo possui cerca de 3,5 mil detentos estudando nas unidades prisionais, da alfabetização ao Ensino Médio, na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA). O acesso à educação é oferecido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu).
Enquanto a média nacional de pessoas privadas de liberdade estudando é de 10%, no Estado o índice é de 17,6%. A população carcerária atual é 19.836. Considerando apenas os detentos condenados, 25,4% são atendidos pela educação formal.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664
Texto: Ana Luiza Andrade