Internos de Guarapari participam de missa
O momento de oração foi uma iniciativa da Pastoral Carcerária, que presta assistência religiosa aos detentos. A celebração aconteceu em todas as galerias da unidade e todos os internos foram contemplados, além de servidores da unidade. Também participaram da missa o juiz da 1ª Vara Criminal de Guarapari, Eliezer Mattos Scherrer, e a promotora de Justiça, Andreia Bucker do Nascimento Cardoso.
Para o diretor adjunto da unidade, José Franco Morais Júnior, iniciativas como esta trazem momentos de reflexão para os internos. "É importante este contato deles com a religiosidade. Além de ser um auxílio no processo de ressocialização, faz com que eles reflitam sobre as decisões que tomaram na vida", explicou.
Assistência Religiosa
A assistência religiosa, com liberdade de culto, é garantida aos internos do sistema prisional pela Lei de Execução Penal. No Espírito Santo, existe o Grupo de Trabalho Interconfessional (Ginter), da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), do qual fazem parte diversos grupos religiosos.
O Ginter existe desde 2008 e é vinculado à Subsecretaria para Assuntos do Sistema Penal. O grupo não só qualifica voluntários como também atua na ampliação da assistência espiritual oferecida nos presídios e trabalha pela boa relação entre os voluntários e servidores das unidades.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da JustiçaRosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732
Texto: Maria Luiza Sancio