20/10/2015 09h34 - Atualizado em 20/10/2017 15h30

Internos de Guarapari participam de missa

Os internos do Centro de Detenção Provisória de Guarapari (CDPG) participaram de uma missa realizada no último sábado (17) na unidade prisional. Essa oportunidade faz parte do processo de ressocialização que é feito, também, por meio do oferecimento da assistência socioespiritual.
 
O momento de oração foi uma iniciativa da Pastoral Carcerária, que presta assistência religiosa aos detentos. A celebração aconteceu em todas as galerias da unidade e todos os internos foram contemplados, além de servidores da unidade. Também participaram da missa o juiz da 1ª Vara Criminal de Guarapari, Eliezer Mattos Scherrer, e a promotora de Justiça, Andreia Bucker do Nascimento Cardoso.
        
Para o diretor adjunto da unidade, José Franco Morais Júnior, iniciativas como esta trazem momentos de reflexão para os internos. "É importante este contato deles com a religiosidade. Além de ser um auxílio no processo de ressocialização, faz com que eles reflitam sobre as decisões que tomaram na vida", explicou.                          

Assistência Religiosa

A assistência religiosa, com liberdade de culto, é garantida aos internos do sistema prisional pela Lei de Execução Penal. No Espírito Santo, existe o Grupo de Trabalho Interconfessional (Ginter), da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), do qual fazem parte diversos grupos religiosos.

O Ginter existe desde 2008 e é vinculado à Subsecretaria para Assuntos do Sistema Penal. O grupo não só qualifica voluntários como também atua na ampliação da assistência espiritual oferecida nos presídios e trabalha pela boa relação entre os voluntários e servidores das unidades.       

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732
Texto: Maria Luiza Sancio
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard