Internos de Linhares participam da 2ª fase da Olimpíada de Matemática
Cinco internos que cumprem pena no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL) participaram da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A oferta de qualificação é uma forma de contribuir com a ressocialização das pessoas privadas de liberdade. A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) oferece o atendimento educacional, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio.
Seis internos da unidade foram classificados para participação na segunda fase da competição. O interno Sergio Vitor Ribeiro foi um deles. Agora, segue na expectativa pelo resultado final da prova, que deve ser divulgado em dezembro. Ele demonstrou sua satisfação e orgulho em poder participar da segunda etapa da Olímpiada.
“Uma oportunidade dada para realizar essa prova foi de grande valia, porque foi possível mostrar nosso conhecimento e também que somos capazes de muito mais”, destacou Ribeiro.
Para a subsecretária de Ressocialização da Sejus, Roberta Ferraz, oportunizar o acesso ao trabalho e à qualificação profissional são algumas ferramentas que instigam uma mudança no comportamento do interno.
“Por muitas vezes, antes de estar na unidade prisional, esse cidadão não pode dedicar seu tempo ou não valorizou a escola. Na unidade, eles encontram uma equipe que deseja contribuir para uma mudança e instiga a participação em projetos e competições como essa. Hoje, são mais de três mil internos estudando nas unidades prisionais. Acreditamos que isso pode ajudá-los a transformar seu futuro ao regressar à sociedade”, explicou a subsecretária.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
imprensa@sejus.es.gov.br