Internos de Viana participam de celebração religiosa
Detentos da Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMA II), localizada no Complexo de Viana, participaram, nesta segunda-feira (16), de uma cerimônia religiosa realizada pela Pastoral Carcerária.
O culto foi conduzido pelo padre Paulo Sérgio Vaillant, da área de Cariacica, e contou com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, considerada a padroeira do Brasil.
A assistente social da unidade, Nívia Gisele Chagas de Souza, uma das organizadoras da celebração, afirmou que a visita da imagem da santa marcou a abertura dos trabalhos da Pastoral Carcerária na penitenciária.
“Na cerimônia os internos conheceram a história do surgimento da santa e puderam participar das comemorações que estão ocorrendo no país em homenagem aos 300 anos do surgimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida”.
Essa não é a primeira vez que a imagem é recebida na Penitenciária. Em abril de 2016, foi realizada uma celebração na unidade que contou com a presença da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que estava percorrendo o Brasil em peregrinação.
Assistência Religiosa
A assistência religiosa, com liberdade de culto, é garantida aos internos do sistema prisional pela Lei de Execução Penal. No Espírito Santo, existe o Grupo de Trabalho Interconfessional (Ginter), da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), do qual fazem parte diversos grupos religiosos.
O Ginter existe desde 2008 e é vinculado à Subsecretaria para Assuntos do Sistema Penal. O grupo não só qualifica voluntários como também atua na ampliação da assistência espiritual oferecida nos presídios e trabalha pela boa relação entre os voluntários e servidores das unidades.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732
Texto: Paula Romanha