Internos de Viana são premiados em Concurso de Redação
Internos que cursam o ensino fundamental e médio no Centro de Detenção Provisória de Viana II (CDPV II) participaram de um concurso de Redação e os três primeiros colocados foram premiados com medalhas nesta segunda-feira (25).
Esse foi o 4º concurso realizado pela equipe pedagógica da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Nelson Mandela”, responsável pelo atendimento exclusivo a internos custodiados em unidades prisionais do Complexo Penitenciário de Viana.
Participaram do concurso os estudantes matriculados da 5ª à 8ª etapa do ensino fundamental, do turno vespertino, e os alunos das três etapas do ensino médio, do turno matutino.
Ao todo, 82 estudantes participaram da competição, que teve o tema “Cidadão Consciente”. Os detentos foram acompanhados e orientados pela professora responsável pelo projeto, Julséia Sabino. A professora de Língua Portuguesa acredita que “a educação é uma arma poderosa para a transformação humana, sendo responsável por abrir portas. “
Os alunos que venceram o concurso receberam medalhas de ouro, prata e bronze. Na ocasião, estiveram presentes os familiares dos estudantes, a direção e a equipe pedagógica da unidade.
O primeiro colocado, Edion Lima Martins Júnior, explicou que, mesmo estando em processo de reeducação, acredita que essa é uma importante chance de mudança. “Entendo que agora, por meio dos estudos, posso conquistar meus objetivos. Fiquei muito feliz pois, além de tudo, eu sinto que os professores acreditam em nossas mudanças”.
As redações dos ganhadores ficarão expostas no corredor da unidade, onde poderão ser vistas pelos visitantes e demais pessoas que frequentam o espaço prisional.
“O desenvolvimento de projetos acrescenta valores às atividades educacionais e possibilita um ambiente favorável ao ensino, além de proporcionar interação entre os internos”, explica o diretor da unidade Bruno da Mata Brandão da Silva.
Educação
Atualmente, o Espírito Santo possui cerca de 3,5 mil detentos estudando em salas de aula nas unidades prisionais, da alfabetização ao Ensino Médio, na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Eles são atendidos por professores contratados pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), que atuam em 30 unidades que desenvolvem o Programa Educacional.
Redução de pena
Segundo a Lei de Execução Penal, o detento que estuda tem direito à remição da pena. A cada 12 horas de estudo, distribuídas em três dias, um dia da pena é reduzido.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732
Texto: Bruna Pereira