17/05/2016 13h42

Internos de Vila Velha participam de cursos de aperfeiçoamento

Sessenta internos que cumprem pena na Penitenciária Estadual de Vila Velha II (PEVV II) estão participando dos cursos de aperfeiçoamento a distância sobre Empreendedorismo, Educação Ambiental e Segurança do Trabalho.

No último dia 09, os internos receberam livros didáticos dos cursos para estudarem na unidade prisional. O próximo passo é marcar uma prova com consulta, que será aplicada pelo Senai, para a conclusão do curso. Ao final, todos os internos receberão certificados.

O diretor da unidade, Manoel Leite Neto, destaca a importância da qualificação para os detentos. “Iniciativas como esta visam a facilitar a inclusão dos internos no mercado de trabalho, tornando ferramentas muito importantes no processo de reinserção social deles”, destacou. 

Em 2016, 1296 internos concluíram seis cursos de aperfeiçoamento na modalidade a distância. Os cursos ofertados são Segurança do Trabalho, Legislação Trabalhista, Tecnologia da informação e Comunicação, Empreendedorismo e Educação Ambiental. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Todos os internos do sistema prisional matriculados nos cursos de qualificação profissional têm direito ao benefício da remição da pena. A Lei nº 12.433/11, sancionada em junho, alterou a Lei de Execução Penal para permitir a redução da pena dos presos que estudam. O benefício da remição autoriza a redução de um dia da pena a cada 12 horas de estudo, distribuídas em três dias.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
Texto: Maria Luiza Sancio

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard