Internos de Vila Velha trabalham na restauração de cadeiras
Cinco internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I) estão trabalhando na restauração de cadeiras das salas de aula da escola que funciona na unidade prisional.
Reutilizando materiais que seriam descartados, como grampos, pregos e partes de cadeiras danificadas, eles já restauraram 190 cadeiras da unidade prisional.
As cadeiras do Escritório Social e do Cartório da 9ª Vara Criminal de Vitória, localizados no Edifício das Repartições Públicas, em Vitória, também foram reformadas pelos detentos com a utilização de lonas de banners.
Além de restaurarem cadeiras, os internos também estão produzindo pufes usando os itens que seriam descartados. Vinte e cinco já foram produzidos até o momento.
O projeto de restauração teve início em janeiro e foi idealizado pelo diretor adjunto da Penitenciária, Mário José da Paixão, e pelo chefe de segurança, Gerlandis Moraes Azevedo Silva.
Para o diretor da unidade prisional, Waldoece Apolori Costa Junior, “projetos como esse são de suma importância para os internos, pois desenvolvem o senso de trabalho em equipe e a responsabilidade social, características importantes para sua reinserção na sociedade. Além disso, a iniciativa contribui para a sustentabilidade ambiental”.
Redução da pena
Os internos que trabalham na restauração das cadeiras atuam de forma voluntária, mas têm direito à remição da pena. A cada três dias de trabalho, um dia é reduzido da pena a ser cumprida.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
Texto: Bruna Pereira