01/07/2014 09h00 - Atualizado em 16/03/2016 16h25

Internos do Complexo do Xuri participam de mutirão de reconhecimento de paternidade

Vinte e quatro internos que cumprem pena nos presídios do Complexo do Xuri, em Vila Velha, participaram de um mutirão para reconhecimento de paternidade, nessa segunda-feira (30). As audiências foram realizadas no auditório da Penitenciária Estadual de Vila Velha IV (PEVV IV), em Vila Velha.

O mutirão é o resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), por meio da 1ª Vara da Infância e Juventude de Vila Velha, o Conselho da Comunidade de Vila Velha (CCVV) e a Prefeitura de Vila Velha.

A ação visou a beneficiar os filhos de presos que não possuem, em seu registro de nascimento, o nome do pai. A inclusão desse dado no documento de identificação permitirá não apenas a visita aos pais, mas também estreitar e preservar o vínculo afetivo do interno com seus filhos.

Todos os internos que manifestaram o desejo de registrar seus filhos, foram atendidos em audiências realizadas pela juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude de Vila Velha, Patrícia Pereira Neves, pelo promotor de Justiça, Clóvis José Barbosa Figueira, e por advogados e escrivães.

Durante os atendimentos, os familiares dos internos também foram orientados por assistentes sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social de Vila Velha (Semas), que estudaram a possibilidade de integrá-los aos programas sociais ofertados pelo município.

“Essa ação, realizada em parceria com o poder judiciário, é muito importante para a Sejus, pois contribui para o fortalecimento dos vínculos familiares dos presos e de seus filhos, auxiliando também no processo de ressocialização dos internos”, avaliou o secretário de Estado da Justiça, Eugênio Coutinho Ricas.

Assessoria de Comunicação – Sejus
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br