22/12/2014 17h00 - Atualizado em 18/03/2016 17h09

Internos do sistema prisional capixaba comemoram o Natal

Em comemoração ao Natal, internos e internas do sistema prisional capixaba estão participando de missas e cultos ecumênicos. As celebrações são realizadas por grupos religiosos voluntários, capacitados pelo Grupo Interconfessional do Sistema Prisional (Ginter) da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Os reeducandos também confeccionaram enfeites natalinos e decoraram as unidades prisionais.

Na última quarta-feira (17), 45 internos que cumprem pena no Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte (CDPSDN) participaram de uma missa e assistiram a uma peça de teatro sobre o sentido do Natal, apresentada por membros da Pastoral Carcerária do município.

Na ocasião, os internos ouviram mensagens de fé e esperança, cantaram louvores e tiveram um momento de agradecimento e reflexão. O momento de comemoração contou com a participação da equipe técnica e a direção da unidade prisional.

Segundo o diretor da unidade, Alexandre Florêncio dos Santos, a ação tem muitos pontos positivos. "A iniciativa possibilita um importante envolvimento dos internos com a sociedade, permitindo transformar paradigmas e transmitindo uma imagem positiva sobre o sistema penitenciário", acrescentou.

Na Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMA II), todos os internos participaram um culto de ação de graças e uma confraternização em comemoração ao Natal, na quarta-feira (17). A comemoração contou com a presença dos familiares dos reeducandos e servidores da unidade prisional.

Durante a comemoração, os internos cantaram e ouviram palavras de fé. Além disso, um grupo de 12 internos que compõem o coral da unidade se apresentou junto com o voluntário da Comunidade Católica Nossa Senhora de Fátima de Ilha das Flores, em Vila Velha, que também ensinou técnicas de respiração e de canto aos reeducandos.

"Acredito que este tipo de evento promove a reflexão dos internos, fomentando a responsabilidade que cada um deve possuir pelas consequências de suas escolhas", salientou o diretor da unidade, Bruno Pompermayer Gusman.

Na Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC), todas as internas participaram de um culto ecumênico realizado na terça-feira (16). Na oportunidade, as internas cantaram louvores e ouviram mensagens de paz e fé. Além disso, uma das internas cantou uma música de sua autoria e transmitiu uma mensagem de Natal a todos os presentes.

O culto ecumênico foi conduzido por membros dos grupos religiosos Semeando a Liberdade, Pastoral Carcerária de Cariacica, Grupo Brilho Celeste, Igreja Universal do Reino de Deus, Vivendo em Família da Igreja Assembleia de Deus e Grupo Espírita.

E na Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I), na segunda-feira (15), todos os internos da unidade prisional participaram de uma missa em comemoração ao Natal realizada por membros da Paróquia São Francisco de Assis, localizada em Vila Velha.

Durante a missa, os internos tiveram um momento de reflexão, ouviram palavras de fé e cantaram louvores. Após a cerimônia religiosa, os internos confraternizaram entre si. O evento contou com a presença da coordenadora do Programa de Humanização na Gestão Penitenciária da Sejus, Ana Maria Caracoche, e foi organizado pela equipe técnica e de segurança da unidade.

"O apoio dado à unidade pela Paroquia São Francisco de Assis colabora para o processo de reinserção social dos internos, pois desperta a espiritualidade, trazendo assim, o amor e a compaixão, tranquilizando os seus corações", comentou diretor adjunto da penitenciária, Silvano Alvarenga da Silva.

Além disso, cinco internos que trabalham na biblioteca confeccionaram uma árvore de Natal para decorar a unidade prisional. Para produzi-la, os internos utilizaram materiais recicláveis como garrafas pet e tampas de desodorante, fitas de tecido e papel. O grupo também produziu enfeites como papais noéis feitos com cartolina e painéis com mensagens natalinas para ornamentar e transmitir um ambiente mais harmonioso à penitenciária.

Assessoria de Comunicação – Sejus
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br