Internos do sistema prisional participam de Festival de Xadrez em Vitória
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Sedu. Com os jogos, a intenção é contribuir para a integração de conhecimento e auxiliar no processo de ressocialização dos internos, além de fomentar a prática do Xadrez entre os alunos.
Os internos participam do projeto "Xadrez Que Liberta", que é realizado em várias unidades prisionais do Estado, há seis anos, e estudam na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) – educação em prisões, no ensino fundamental e médio. Além disso, eles disputarão as partidas de Xadrez entre si e o primeiro e segundo lugares receberão troféus e medalhas. Já os outros participantes receberão medalhas.
O festival é promovido com o apoio da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Faculdade Serrana (Farese), Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá e Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade).
"O evento é uma forma positiva de estimular a aprendizagem e a criatividade dos internos, alinhando-os à disciplina, ao conhecimento e às tomadas de decisões no futuro", comentou a subgerente de Educação da Sejus, Silvia Moreira Franco Garcia.
Xadrez que Liberta
O "Xadrez Que Liberta" vem sendo aplicado desde 2008 nas unidades prisionais e tem apresentando grandes resultados no rendimento e na ressocialização dos detentos. Prova disso, foi a transformação do egresso do sistema penitenciário, Gabriel Bravo de Almeida, que se tornou instrutor do esporte.
O programa, inicialmente, foi implantado no Presídio de Segurança Máxima II (PSMA II), em Viana, com um grupo de internos que tinham intervenções de aprendizagem, duas vezes por semana na unidade.
Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES
Texto: Aline Pagotto