29/09/2014 09h00 - Atualizado em
18/03/2016 11h11
Internos do sistema prisional participam de oficinas culturais
Quinhentos e dezesseis internos de unidades de Vila Velha e Cariacica estão participando de oficinas culturais. Duas vezes por semana, o grupo participa de aulas canto coral, teatro, artes visuais e violão. Os internos e internas são da Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC), das Penitenciárias Estaduais do Complexo do Xuri, em Vila Velha, e do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP).
As atividades permitem aos internos desenvolver a disciplina e a responsabilidade. Estimulam também a mudança de postura e de conduta. Com as oficinas, os internos trabalham ainda habilidades que não conheciam e podem tornar-se multiplicadores dessas atividades culturais nas unidades prisionais.
Um dos destaques da oficina é o coral da Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I), localizada no Complexo do Xuri. O coral, que é composto por 30 internos, se apresentou junto com a Orquestra Camerata Sesi, durante o Concerto de Hinos Pátrios, no Teatro do Sesi, em Vitória, neste mês.
As oficinas culturais são realizadas pelo Instituto Geração Centro Cultural e Áudio Visual de Estudos, Pesquisas, Eventos, Projetos, Informação e Meio Ambiente que, em parceria com uma empresa privada, desenvolverá o projeto Libertarte – Arte para Todos. A inciativa conta ainda com o apoio da Gerência de Educação e Trabalho (GET) da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).
Além das oficinas, será realizado um concurso de pintura em todas as unidades prisionais capixabas. Antes da seleção, o artista plástico Davi Scárdua de Aquino ensinará técnicas de pintura a 70 internos. Depois disso, o material produzido por eles será avaliado e as melhores pinturas serão premiadas e expostas em uma galeria de arte.
Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES