29/12/2014 09h00 - Atualizado em 18/03/2016 17h04

Internos e internas do sistema prisional capixaba comemoram formaturas

Internos que estudam encerraram as atividades letivas de 2014 e estão participando de cerimônias de formaturas. No Centro de Detenção Provisória de Viana II (CDPV II), 19 reeeducandos concluíram a 4ª e 8ª etapas do Ensino Fundamental, e comemoraram a conquista em uma cerimônia de formatura realizada no último dia 19, na unidade prisional.

Os internos concluíram a 4ª e 8ª Etapas do Ensino Fundamental na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), e receberam os diplomas, das mãos das pedagogas da unidade, Regyane Fraga e Patrícia Pereira dos Santos.

Os professores também foram homenageados e parabenizados pelos formandos com cartazes contendo os nomes de cada professor. Os internos também os homenagearam cantando louvores e leram textos em agradecimento ao trabalho realizado por esses profissionais.

Para a psicóloga do Centro de Detenção, Joania Dantas Chiabai, a formatura é mais uma etapa vencida na vida dos internos. "Sabemos que a partir de agora, eles têm condições de dar seguimento a uma nova etapa. Para nós, também é muito importante saber que contribuímos para que eles sigam adiante", contou.

Estiveram presentes na cerimônia de formatura os familiares dos reeducandos, servidores da unidade prisional, a subgerente de Educação da Sejus, Silvia Moreira Franco Garcia, e a coordenadora de Educação Formal da Sejus, Kelly Campos Ramos Maia.

Também no dia 19, foi realizado o encerramento do ano letivo de 2014 no Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI). A comemoração contou com apresentação de teatro e dança, elaborados pelas internas. No total, cerca de 110 internas participaram. O evento contou com a presença de dois membros da Igreja Metodista Nova Canaã, Castorina Durante e Sérgio Durante da Silva, que levaram mensagens de paz, fé e agradecimento pelo ano que finaliza.

"Vencemos mais um ano com sensibilidade e disposição para dignificar as vidas dessas pessoas por meio do que há de mais valioso, que é a educação", disse a diretora da unidade, Leida Maria Ayres.

No início do mês, um grupo de 13 internas do CPFCI também participou de uma cerimônia de formatura, que contou com a presença dos familiares das reeducandas e servidores da unidade. A cerimônia de formatura foi organizada pelos professores e pela equipe técnica da unidade prisional. O grupo concluiu a 3ª etapa do Ensino Médio e recebeu diplomas.

Além disso, outro grupo de 73 internas, que estudavam da 4ª à 8ª etapas do Ensino Fundamental, avançaram de etapa na escola.