11/11/2019 13h11

Internos estudantes do CDPA participam de oficina de sabão

Na última sexta-feira (08), os estudantes internos do Centro de Detenção Provisória de Aracruz (CDPA), que participaram de mais uma etapa do projeto Empreendedorismo e Empregabilidade. Ação é desenvolvida pela unidade prisional e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ermentina Leal.

Cerca de 45 alunos participaram da atividade, conduzida pelo professor e mestre em Química de Produtos Naturais, Alyson Torres de Barros. Ele é docente da EEEFM Misael Pinto e foi convidado pela unidade a desenvolver a oficina de produção de sabão de óleo com os detentos do CDPA.

A intenção foi mostrar para os alunos que é possível empreender com o reaproveitamento de resíduos e ter uma visão mais sustentável. Além disso, devido a incidência de escorpiões no município de Aracruz, a iniciativa orienta para o devido descarte do óleo de cozinha, a fim de que o produto deixe de atrair o inseto em áreas domésticas e evite acidentes.

O projeto também reforça a importância de desenvolver ações colaborativas. “Foi um momento único e enriquecedor tanto para nós professores, quanto para os internos da unidade. Afinal, estamos sempre tentando de maneira direta e indireta contribuir para melhorar a vida de nossos alunos e despertar o interesse para a área de Ciências. No CDPA foi diferente, percebemos o interesse e atenção durante toda a aula experimental, despertando curiosidade com o procedimento de esterificação (reação de produção do sabão) e outras formas de utilizar a Química em nosso favor", explica o professor Alyson Torres de Barros.

Para o diretor da unidade prisional, Dantas Campostrini Vieira, ações como essa tem a finalidade de promover cidadania e consciência ambiental. “As aulas mostram que é possível enfrentar uma vida com caminhos diferentes, com escolhas e decisões que geram impacto na vida do indivíduo após cárcere, assim como no entorno de onde ele vive. É sempre importante diversificar a metodologia de Ensino para estimular o aprendizado, utilizando outros recursos no processo Ensino e aprendizagem”, enfatiza Vieira.

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