01/08/2019 08h00 - Atualizado em 01/08/2019 09h33

Internos participam de projeto “Remição pela Leitura” em São Mateus

Cerca de 60 internos da Penitenciária Regional de São Mateus já participaram do projeto “Remição pela Leitura” neste ano. Nesta semana, 20 internos participaram de uma roda de conversa em que puderam compartilhar interpretações da obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis.

A pedagoga da unidade, Rozilene Ferrugini, lembra que o projeto combina duas vertentes: a educação formal e a remição da pena, o que traz bons frutos para a ressocialização.

“Acreditamos no potencial de transformação e reflexão por meio da educação e da leitura. O projeto tem como propósito a remição da pena do interno, porém, seu maior objetivo é apresentar as oportunidades e multiplicidade por meio do universo da leitura. É um estímulo a novas ‘leituras’ de mundo e realidade”, ressalta a pedagoga.

Os reeducandos tiveram cerca de 30 dias para ler o livro. Após a conclusão da obra, é necessário redigir uma resenha e compartilhar sua análise e interpretação com os demais participantes. A Faculdade Multivix de São Mateus é parceira da unidade na execução do projeto. A entidade coordena as rodas de conversa e contribui com a seleção das obras e avaliação das redações.

Os internos que participam aprovam a iniciativa. “Para mim é um privilégio participar do projeto, pois ele me permite conhecer um novo mundo por meio da leitura, o acesso ao conhecimento e à capacidade de expressar melhor minhas ideias”, diz Oscar Moreira Cordeiro.

Para participar, os reeducandos devem ter concluído o Ensino Médio e apresentar histórico de bom comportamento na unidade prisional. Além de incentivar a leitura e o desenvolvimento da escrita, a ação permite reduzir quatro dias da pena a cada livro lido durante os trabalhos, que tem duração de 30 dias.

Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664