Internos participam de projeto sobre eletrostática e robótica no Complexo de Xuri
Alunos internos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Cora Coralina, que funciona no complexo prisional de Xuri, em Vila Velha, participaram, no último mês, do projeto pedagógico “Eletrostática por meio da prática maker e robótica”.
Durante a ação, os alunos tiveram a oportunidade de estabelecer contato com suas ideias e solucionar problemas. Uma maquete automatizada, em estrutura de Drywall, foi criada pelos alunos que cursam a terceira etapa do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Penitenciária Estadual de Vila Velha 5 (PEVV5).
Durante o trabalho, foi possível simular a instalação elétrica de uma residência, abordando os conteúdos da eletrostática, assunto que faz parte da disciplina de Física. O projeto também teve a colaboração e apoio da pedagoga da escola, Andressa Nascimento.
“Os alunos gostaram da proposta e entenderam a prática Maker ‘faça você mesmo’, que possibilitou o resgate da vivência, experimentações, remetendo a memórias afetivas vividas nos intramuros escolares. Diferentemente das propostas tradicionais, os estudantes foram estimulados a desenvolver a autonomia e o protagonismo e tiveram a oportunidade de estabelecer contato com suas ideias e a solucionar problemas”, explicou a professora de Física, Merian Souza da Penha.
A atividade prática auxilia na compreensão do conteúdo. O interno E.A.A. participou da criação da maquete. “Durante o desenvolver da maquete, recordei minha adolescência de quando acompanhava meu pai em algumas obras. Poder trabalhar com gesso e instalação elétrica me levou a vivenciar os bons momentos que vivi ao lado do meu pai”, disse E.A.A.
A Secretaria da Justiça (Sejus) oferta Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas unidades prisionais do Estado, em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton/ Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856