16/05/2017 11h13

Internos participarão de “Intercâmbio Internacional de Xadrez” com detentos norte-americanos

Quatro internos do sistema prisional capixaba, sendo dois da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes) e dois do Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS) participarão, na próxima quarta-feira (17), às 14 horas, do “Intercâmbio Internacional de Xadrez”. Os internos capixabas disputarão partidas on-line contra detentos da Cook County Jail, de Illinois, Chicago, nos Estados Unidos.  

Cada jogador participará de duas partidas contra o mesmo oponente. Os jogos serão realizados na Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen), em Viana, e contarão com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Darcy Lima. O evento tem o apoio da Confederação Internacional de Xadrez.

Os internos participantes do intercâmbio fazem parte do projeto “Xadrez que Liberta”, realizado desde 2008 pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) em parceria com a Confederação Brasileira de Xadrez.

Atualmente, a iniciativa envolve 160 detentos, de seis unidades prisionais: Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS), Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), Centro de Detenção Provisória de Guarapari (CDPG), Centro de Detenção Provisória Feminino de Viana (CDPV), Centro de Detenção Provisória de Vila Velha (CDPVV) e Penitenciária Estadual de Vila Velha II (PEVV II).

Na Cook County Jail também é desenvolvido um projeto de xadrez com os internos. Eles já participaram de um torneio em que jogaram com detentos da Rússia e agora enfrentarão os brasileiros.

A gerente de Educação e Trabalho da Sejus, Regiane Kieper do Nascimento, destaca os benefícios do xadrez para os detentos.

“Essa prática desenvolve o espírito reflexivo e crítico, a capacidade de tomar decisões, a memória, a aprendizagem, a concentração e o raciocínio matemático. Essas habilidades podem ser aplicadas às situações da vida diária, contribuindo para a mudança dos internos e para o processo de reinserção social deles. O intercâmbio internacional é uma excelente troca de experiência”.

Xadrez que Liberta

O Xadrez Que Liberta foi eleito o melhor projeto socioesportivo de 2012, no prêmio Spirit of Sports, concorrendo com 140 projetos de diversas modalidades esportivas e de diversos países. A premiação é concedida pela Sportaccord, órgão que reúne federações esportivas internacionais como a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e o Comitê Olímpico Internacional (COI). O prêmio Spirit of Sports foi criado, em 2002, como forma de reconhecimento ao compromisso e ao espírito humanitário dos membros da Sportaccord que utilizam o esporte como ferramenta para a mudança social.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
Texto: Bruna Pereira

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard