10/10/2019 14h34

Internos recebem capacitação para operar máquina agrícola

Quatro internas do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) participam do Curso de Tratorista, promovido pela Ufes, no campus de São Mateus. A ação é resultado de uma parceria entre a Universidade e a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Com início nesta quinta-feira (10), o curso é ofertado também para oito detentos da Penitenciária Regional de Linhares (PRL) e terá carga horária de 32 horas.

O professor da Ufes, doutor em Engenharia Agrícola, Edney Leandro da Vitória, será o responsável pelo treinamento, que faz parte de um projeto de extensão universitária. A programação inclui treinamento técnico na operação, manuseio e manutenção de tratores agrícolas de pneus, com temas que abrangem segurança no trabalho, Código de Trânsito Brasileiro, identificação dos componentes e funcionamento do trator, tais como painel de instrumentos, controles e comandos, motor, sistema de filtragem de ar, de combustível, preparação do trator para o trabalho, entre outros assuntos.

Edney Leandro da Vitória explica que a oferta do curso para os apenados surgiu de uma demanda social, com objetivo de apoiar o Estado no processo de ressocialização de apenados.

“Este é um trabalho conjunto entre a Ufes e a Sejus, com a expectativa de que o treinamento traga bons resultados e que possa contribuir para que os participantes tenham uma nova chance ao retornar para a sociedade. A demanda no meio rural é grande e carece de mão de obra especializada. O curso irá agregar algo mais ao currículo de cada um e com um certificado da Ufes. Além disso, a capacitação contará com uma grande novidade: as internas do CPFCOL serão as primeiras mulheres tratoristas a serem treinadas por nós”, disse o professor.

De acordo com a diretora do CPFCOL, Maria Aparecida de Freitas, as internas selecionadas para o treinamento estão otimistas e felizes com a oportunidade. “Por terem aptidão para o trabalho na lavoura, elas se interessaram pelo curso e por serem mulheres isso é um grande diferencial, já que a prática é mais comum entre homens. Muitas delas são de regiões do interior onde a agricultura tem importante contribuição para a economia local. Para elas, o curso irá proporcionar novas possibilidades e a abertura de portas de trabalho”, explica Maria Aparecida.

O diretor da PRL Vinicius Narciso, vê a ferramenta como uma forma de reinserção social. “O treinamento está sendo muito bem recebido pela unidade prisional, pois demonstra uma ação importante para reinserção do interno à sociedade. Nossa população carcerária é composta, basicamente, por internos que são do interior e um curso com o carimbo da Ufes será uma garantia para que eles tenham uma profissão ao sair do cumprimento de pena. Todo o curso terá o acompanhamento de servidores penitenciários responsáveis pela escolta e que também serão certificados dos conteúdos, já que dentro da unidade prisional temos uma fazenda que demanda conhecimentos sobre o assunto”, explica Narciso.

Esperança de um recomeço

Maria Rosangela Vitorino, participa do Curso de Tratorista oferecido pela Ufes. Para ela, a capacitação abrirá portas no futuro. “Essa oportunidade está sendo muito importante para mim. Pretendo tirar um bom proveito de todo o conteúdo, pensando em um futuro melhor lá na frente. Quero adquirir experiência, ter uma profissão e com essa chance só tenho a agradecer a unidade prisional e a Ufes pela oportunidade”, agradece Maria Rosangela.

Interno da Penitenciária Regional de Linhares há oito anos, Vagner Nascimento enfatiza que sempre buscou agarrar as oportunidades de trabalho e estudo oferecidas no presídio. Para ele, esta é mais uma ação que irá contribuir para sua ressocialização. “Fui privilegiado dentro da unidade, pois entre tantos presos fui um dos escolhidos para esta capacitação. Sempre fiz valer todas as chances que recebi e espero, sair daqui capacitado para uma nova oportunidade de emprego”, disse.