30/10/2024 11h33

Mais de 5.200 internos participam do Encceja PPL 2024

As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) de 2024 acontecem nesta semana em 37 unidades prisionais capixabas. No Espírito Santo, 5.225 internos estão inscritos no exame, que teve início nessa terça-feira (29) com provas direcionadas à certificação do Ensino Fundamental. Nesta quarta-feira (30), são realizadas as avaliações para o Ensino Médio.

O Encceja PPL é destinado aos jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. No ano passado, foram 4.834 inscrições realizadas, com 20% de aprovação. A expectativa da Secretaria da Justiça (Sejus) para este ano é superar esse índice.

Com a aprovação, o candidato terá a oportunidade de obter certificação para os ensinos Fundamental e Médio. As provas abrangem diversas áreas de conhecimento, sendo: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa; Língua Estrangeira Moderna; Artes; Educação Física e Redação, todas referentes ao Ensino Fundamental.

Para o Ensino Médio, as provas compreendem História e Geografia; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Os candidatos devem atingir, pelo menos, 100 pontos nas provas objetivas, em cada área de conhecimento e nota superior a cinco pontos na redação para obter a certificação.

A subgerente de Educação nas Prisões da Secretaria da Justiça (Sejus), Silvia Moreira, destaca a importância do exame. “O acesso das pessoas privadas de liberdade ao Encceja PPL, faz parte de uma política educacional nacional que busca a ampliação da escolaridade das pessoas em situação de prisão. Aqueles que não concluíram o ensino na idade adequada têm no exame a chance de retomada dos estudos e a oportunidade de reescrever suas histórias com base no conhecimento e na educação”, enfatizou Silvia Moreira.

No sistema prisional do Espírito Santo, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é ofertada em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu). São mais de sete mil internos inseridos em salas de aula, desde a alfabetização até o Ensino Técnico, Profissionalizante e Superior.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton/ Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard