29/12/2022 16h45 - Atualizado em 30/12/2022 09h59

Maratona prepara internos para o Enem 2022

Unidades Prisionais do Estado realizam, até esta sexta-feira (30), a Maratona Enem para Pessoas Privadas de Liberdade 2022 (Enem PPL). A ação tem o objetivo de revisar conteúdos desenvolvidos em sala de aula, a fim de preparar os internos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 10 e 11 de janeiro de 2023. No Espírito Santo, cerca de 400 internos participam da maratona, uma iniciativa do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

No Centro de Detenção Provisória de Colatina (CDPCOL), desde o dia 26 deste mês, internos assistem a videoaulas de disciplinas, como Matemática, Química, Física, Biologia, Geografia, além de Português, Literatura, Redação, Inglês e Espanhol, todas exigidas no exame. As aulas são disponibilizadas por meio de uma plataforma de ensino e transmitidas das 8h às 17h para os alunos. No CDPCOL, 32 internos estão inscritos no Enem 2022.

A subgerente da Educação nas prisões da Secretaria da Justiça (Sejus), Silvia Moreira, ressaltou que a Maratona do Enem PPL é voluntária, gratuita e se constitui como uma grande ferramenta de incentivo para o aumento das chances das pessoas presas ao Ensino Superior.

“Todos os anos temos a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade e, em 2022, tivemos um grande avanço. Por meio da iniciativa do Depen e da parceria com a plataforma digital Estudo Play, foram disponibilizadas aulas preparatórias para que os candidatos PPL realizem o exame com possibilidade de alcançarem melhores resultados. Trata-se de um grande passo na qualificação da oferta de atividades educacionais, uma vez que são potencializadas as possibilidades de ampliação do conhecimento para os candidatos e o acesso ao Ensino Superior”, explica Silvia Moreira.

O interno E.L.A.P., do Centro de Detenção Provisória de Colatina, comentou que concluir os estudos e participar da maratona do Enem 2022 têm sido de extrema importância para o planejamento futuro. “Penso em me graduar em Administração e usar todo conhecimento adquirido na faculdade na minha empresa. É um investimento para o futuro”, disse.

Os internos da Penitenciária Regional de Linhares (PRL), Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL), Centro de Detenção Provisória de São Mateus (CDPSM), Penitenciária Estadual de Vila Velha 5 (PEVV5), Casa de Custódia de Vila Velha (Cascuvv),  Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim (CDPCI) e a Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF)  também participam da Maratona Enem PPL 2022.

Sandra Dalton
(27) 3636-5732 / 99933-8195