15/01/2026 16h21 - Atualizado em 15/01/2026 16h48

Nova sede da Sejus passará a se chamar Edifício Odimar Ribeiro de Souza

A nova sede administrativa da Secretaria da Justiça (Sejus) passa a se chamar Edifício Odimar Ribeiro de Souza. A escolha foi definida a partir do voto direto de servidores, em um processo participativo que marcou mais uma etapa simbólica da consolidação do novo espaço institucional.

O nome vencedor presta homenagem ao servidor penitenciário Odimar Ribeiro de Souza, reconhecido por sua postura ética e pelo zelo no exercício da função pública.

Odimar Ribeiro de Souza deixou legado de dedicação à categoria e à administração penitenciária, sendo merecedor de valorização institucional e preservação de sua memória. Contribuiu para o fortalecimento e o reconhecimento da Sejus no âmbito das unidades em que atuou, notadamente no Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte (CDPSDN) e na Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF).

Com atuação no sistema penitenciário estadual desde 2006, o servidor iniciou sua trajetória como inspetor penitenciário em designação temporária, função que exerceu até 2009. Efetivado no cargo em agosto de 2010, sua trajetória foi marcada pela seriedade, disciplina e dedicação ao serviço público, sendo interrompida em junho de 2023, quando faleceu em um acidente de trânsito, deixando esposa e dois filhos..

Para o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, o resultado reflete o engajamento coletivo dos servidores. “A escolha do nome da nova sede é fruto de um processo democrático e participativo, que envolveu ativamente nossos servidores desde a fase de sugestões até a votação final. O nome escolhido carrega simbolismo, história e valores que representam a identidade institucional da Sejus e o nosso compromisso com a sociedade capixaba”, destacou o secretário.

Ao todo, três nomes foram submetidos à votação final durante o período de 05 a 07 de janeiro por meio do sistema E-Flow. O nome ganhador foi decidido com 140 votos, seguido do nome   Centro Administrativo da Sejus (CAS), com 85 votos e Edifício Juiz Alexandre Martins de Castro Filho, com 63. A votação totalizou 288 participações, com a eliminação de 12 votos por repetição.

O processo de escolha teve início em dezembro de 2025, com o envio de 65 sugestões de nomes apresentadas pelos próprios servidores. As propostas passaram pela análise técnica da Comissão Organizadora, instituída pela Portaria nº 1284-S, de 1º de dezembro de 2025, responsável por avaliar os nomes com base em critérios objetivos e subjetivos.

Entre os critérios considerados estiveram o respeito aos valores institucionais, a vedação ao uso de nomes de pessoas vivas, a ausência de conotação político-partidária e a preferência por referências ligadas à história da Sejus, à justiça, aos direitos humanos, à cidadania, à segurança pública e à identidade capixaba. Também foram analisados aspectos como pertinência simbólica, relevância histórica e cultural, clareza de comunicação e representatividade institucional.

 

Obras

A Sejus realiza obras de reforma no Edifício Caramuru, que abrigará a nova sede da instituição. A previsão é que os setores administrativos da Secretaria passem a funcionar no local até julho deste ano.

Atualmente, a sede administrativa da Secretaria da Justiça (Sejus) está localizada no Edifício Fábio Ruschi, na Avenida Governador Bley, 236, Centro de Vitória.

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard