20/10/2020 11h10

Outubro Rosa: exame de mamografia é ofertado para internas custodiadas

Outubro é conhecido mundialmente como o mês de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. E pensando na promoção da saúde da mulher durante o Outubro Rosa, a Secretaria da Justiça (Sejus) desenvolve ações de prevenção com a oferta do exame de mamografia às internas que cumprem pena em unidades prisionais do Estado. Ao todo, 77 exames serão realizados, em parceria com a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) e redes municipais de saúde.

Na Grande Vitória os exames serão realizados no Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória, nos dias 24 e 31 de outubro, beneficiando 40 internas do Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC) e pacientes da Unidade de Custódia e Tratamento Psiquiátrico. Já no interior, 37 mulheres dos Centros Prisionais Femininos de Colatina e Cachoeiro de Itapemirim, farão os exames pela rede municipal de saúde.

O Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos) seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.  Neste ano, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), internas que apresentam algum sinal ou sintoma que precise ser investigado, estão entre a lista das atendidas.

A subgerente de Enfermagem do Sistema Penal, Camila Leal Cravo Duque, explica que o câncer de mama não tem uma causa única. “Existem diversos fatores que estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, como idade, fatores endócrinos, história reprodutiva, fatores comportamentais; ambientais e fatores hereditários. Os principais sintomas apresentados são inchaço na pele, pele semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor; inversão do mamilo; vermelhidão e secreção nos mamilos”, explicou.

Para detecção precoce da doença é importante a abordagem de pessoas com sinais e/ou sintomas iniciais da doença e o rastreamento com a aplicação de teste ou exame, mesmo que a mulher não apresente sinais e sintomas sugestivos de câncer de mama. O autoexame da mama também é uma técnica de prevenção usada para identificar os estágios iniciais da doença.

Maria Aparecida Chaves Pereira cumpre pena em regime semiaberto no Centro Prisional Feminino de Cariacica. Ela, que tem 54 anos, diz que o exame é uma excelente iniciativa da Sejus para prevenir a doença. “É uma grande oportunidade realizar o exame para prevenir o câncer e saber se estamos com a saúde em dia. Há quatro anos fiz a mamografia, quando estava em liberdade, e mesmo custodiada estamos tendo a chance de cuidar da nossa saúde”, disse a interna.

Santa Viana tem 58 anos e pelo quarto ano consecutivo realiza a mamografia por meio do serviço de saúde da unidade prisional. Ela ressalta que as mulheres devem se cuidar e buscar atendimento médico como prevenção. “Muitas mulheres deixam para fazer a mamografia já em idade avançada, mas é importante se prevenir, conhecer os sintomas para buscar tratamento o quanto antes. Aqui no CPFC faço o exame anualmente”, destacou a interna.

Assessoria de Comunicação da Sejus