13/10/2014 10h00 - Atualizado em
14/10/2016 16h01
Outubro Rosa: internas do sistema prisional farão mamografia
A partir do mês de outubro, todas as internas do sistema prisional que apresentam fator de risco para o câncer de mama farão o exame de mamografia. A oferta de exames faz parte das ações da campanha Outubro Rosa. Em todo o Estado, 241 internas serão atendidas. Os procedimentos serão realizados no Hospital Santa Rita, em Vitória.
A iniciativa está sendo realizada pelo quarto ano consecutivo e vai contemplar internas das unidades prisionais da Grande Vitória e do interior do Estado.
Além do exame de mamografia, as internas cujos exames indicam algum tipo de alteração são encaminhadas para consultas com médicos especialistas.
A oferta de exames de mamografia é resultado de uma parceria entre as secretarias de Estado da Justiça (Sejus) e da Saúde (Sesa) e a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc). E, neste ano, a expectativa da Sejus é superar o número de exames realizados, já que em 2013 cerca de 190 internas fizeram o exame.
Preparação
Antes do início das ações do Outubro Rosa, as equipes de saúde de todas as unidades prisionais femininas participaram de uma capacitação ofertada pela Afecc, se preparando para analisarem, em exames clínicos, os fatores de risco de cada interna e fazerem o encaminhamento daquelas que necessitam passar pela mamografia.
Dessa forma, antes de serem submetidas ao procedimento, as internas participaram de oficinas de conscientização sobre o câncer de mama e foram incentivadas a realizarem também o autoexame das mamas.
Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES