15/10/2015 10h00 - Atualizado em 14/03/2016 14h02

Outubro Rosa: Unidade feminina de Colatina mobiliza detentas e servidoras

O Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) também aderiu à campanha Outubro Rosa. Na terça (13) e na quarta-feira (14), a unidade deu início às atividades com um evento que reuniu internas e servidoras.

A programação envolveu todas as internas do centro prisional e contou com palestras sobre prevenção do câncer de mama, realizadas pela equipe de saúde da unidade, e motivacionais, ministradas pela psicóloga que atende ao espaço prisional.

Também houve uma mobilização para que as detentas, servidoras e familiares doem mechas de cabelo para o projeto "Mãos Solidárias", que confecciona perucas, lenços e próteses mamárias que são doadas a pessoas com câncer. Internas que participam da iniciativa falaram sobre a experiência de participar do projeto.

Os cortes de cabelo serão realizados na última segunda-feira de outubro, por cabeleireiros voluntários, na própria unidade prisional.

A diretora do CPFCOL, Kátima Sangali Aurich, ressalta que esse tipo de evento é muito importante, pois as mulheres precisam saber como prevenir o câncer de mama. "Buscamos atingir todas as mulheres da unidade, tanto as internas quantos as servidoras, para que elas possam cuidar melhor da própria saúde e também ajudar ao próximo, com a doação de cabelo", falou a diretora.

Mãos Solidárias

O projeto começou em março deste ano e é realizado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) em parceria com o Hospital São José e cabeleireiros de Colatina. As detentas produzem perucas, lenços, turbantes e próteses mamárias – feitas com malha de algodão e polietileno -, que são doados a mulheres com câncer.

As internas atuam voluntariamente no projeto e recebem o benefício da remição da pena – a cada três dias de trabalho, um dia da pena é reduzido.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664
Texto: Thaís Brêda
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard