Pacientes da UCTP participam de 1ª Exposição Coletiva
Obras confeccionadas por pacientes da Unidade de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (UCTP), da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) ganharam destaque nessa quinta-feira (25). A exposição aconteceu na unidade, que fica em Cariacica.
Quadros pintados à mão em tinta acrílica, peças em argila, desenhos e colagens fizeram parte da 1ª Exposição Coletiva, organizada em parceria com o Ateliê Livre Expressão, projeto desenvolvido na UCTP e financiado pelo Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).
A iniciativa foi aprovada pelo edital 020/2018 e desenvolve com os pacientes da unidade de custódia práticas de vivências artísticas. De acordo com a instrutora do projeto e diretora criativa do Ateliê Livre Expressão, Renata Henriques, o trabalho traz diversos benefícios.
“No Ateliê, os participantes são convidados a produzirem livremente pintura, desenhos, caderno de escrita livre, além de argila e colagem. Fazemos uso dessas livres expressões como meio de estimular a autonomia dos pacientes. Isso porque, identificamos melhoras na convivência coletiva dos internos, seja entre eles seja com a equipe da unidade. Há também benefícios para a autoestima, melhora de quadros crônicos, entre outras particularidades. Com a exposição, eles poderão ver e serem vistos por outras pessoas. No Ateliê Livre Expressão usamos a arte como meio de produzir saúde mental”, afirmou.
O secretário de Estado da Justiça, Luiz Carlos Cruz, esteve na exposição e parabenizou o empenho dos participantes. "Só tenho a agradecer aos expositores pelo belo trabalho apresentado aqui, digno de exposição em espaços de arte. Parabéns a todos pela criatividade! Tenho certeza, que com o apoio da Secretaria de Cultura, poderemos levar essa exposição para espaços extramuros", afirmou.
O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, destacou a parceria do órgão para uma iniciativa tão importante, não só para promoção da Cultura, mas para a saúde mental dos pacientes da UCTP. "O potencial da cultura como tecnologia social transversal é enorme. Esse projeto expressa essa potência e estabelece uma parceria importante com a Sejus", destacou.
Segundo a diretora da UCTP, Roberta Barbosa dos Santos Prates, a unidade é responsável pela custódia e tratamento ofertado ao portador de transtorno mental que cumpre medida de segurança e que as diversas ações desenvolvidas na unidade, incluindo o projeto Ateliê Livre Expressão, visam ao desenvolvimento terapêutico do paciente.
“Com o Ateliê foi possível identificar melhora no quadro clínico dos pacientes desta unidade. Dessa forma, eles conseguem expressar os pensamentos e emoções por meio da arte, o que complementa o plano terapêutico que é instituído para cada paciente da unidade”, explicou a diretora.
Arte que promove saúde mental
Pacientes da UCTP que participaram do projeto Ateliê Livre Expressão foram os personagens principais da exposição.
Um dos participantes, desinternado em fevereiro deste ano, Leonardo Marcio Mônaco, esteve presente para rever os amigos e prestigiar o evento. Atualmente, ele é estudante do curso de socorrista, profissão que pretende seguir para salvar vidas. "Enquanto estive aqui procurei ajudar as pessoas. É isso que pretendo continuar fazendo", lembrou.
A mãe do paciente Lucas Pereira, Luciana dos Anjos Ferreira, diz que o filho sempre gostou de pintura e que o projeto ajuda no desenvolvimento da mente. "A pintura sempre esteve na vida dele. Fico feliz de ver meu filho fazendo o que ele gosta", comemorou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
imprensa@sejus.es.gov.br
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac
(27) 3636-7111/99808-7701/99902-1627
secultjornalismo@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Facebook: secult.espiritosanto
Instagram: secult.es
Twitter: secultes
Fotos - Créditos: Erika Piskac