27/08/2019 15h05

Peça teatral promove reflexão entre internos de São Mateus

Internos da Penitenciária Regional de São Mateus protagonizaram, na última semana, uma peça de teatro. Com três apresentações destinadas aos pais dos internos, a intenção foi fortalecer o relacionamento interpessoal – dos presos entre si e com os seus familiares.

Cerca de 80 pais foram à unidade prisional assistir às apresentações, que contaram com a participação de 15 internos. O diretor adjunto da penitenciária, Gilmar Rodrigues, considera que um dos objetivos foi alcançado, considerando a participação dos presos e de seus familiares.

“O teatro foi a ferramenta encontrada para reforçar o vínculo e transmitir uma mensagem de que todos têm valor. Os atores desempenharam papéis que abordaram temática como autoestima, relacionamento interpessoal, qualificação e emprego. Trabalhar na valorização do preso e dos seus vínculos familiares é necessário para que, desde já, ele reconstrua seus valores e possa pensar em novas oportunidades para o período pós cárcere”, destaca.

Para o interno Walden Batista, participar da iniciativa foi uma oportunidade de refletir sobre o que os esperam no retorno à sociedade. “Quando um apenado recebe um alvará de soltura, ele encontra preconceito. Não só da sociedade, mas muitas vezes também de seus familiares. Através desse teatro pudemos pensar no quanto precisamos de mais conhecimento, de respeito e de responsabilidade. A escolha errada custa muito caro, mas nós temos o direito de nos redimir”.

A apresentação teatral integra outras iniciativas desenvolvidas na unidade, que promove o acesso dos internos à escola, trabalho e atividades como horta e trabalhos artesanais.

Informações à imprensa: