09/11/2022 10h27

Penitenciária Regional de Linhares (PRL) promove palestra sobre Pensamento Computacional

A Penitenciária Regional de Linhares (PRL) promoveu, nessa segunda-feira (07), uma palestra sobre Pensamento Computacional direcionada aos internos alunos participantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da unidade prisional. O tema foi ministrado pelo analista de sistema de informação e servidor do Instituto de Pesos e Medidas do Estado Espírito Santo (Ipem-ES) Fábio Ventorim Siqueira.

O projeto, de acordo com Siqueira, utiliza a ferramenta Scratch para desenvolver o pensamento computacional e ensinar conceitos básicos de programação de computadores. “Por meio do aprendizado de conceitos básicos de programação de computadores, esperamos trazer novas perspectivas sociais e profissionais a essas pessoas, além de mostrar que a computação pode ser uma ferramenta promissora no processo de educação e humanização”, destacou.

Fábio Ventorim também é o idealizador do projeto “Recompilando o Futuro: A Tecnologia como Ferramenta de Educação Prisional”, desenvolvido com internos da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha. A palestra foi promovida após convite da professora de Física da unidade prisional, Merian Souza da Penha Jacob, mestranda do programa EDUCIMAT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) - Campus Vila Velha.

Ao final da atividade, uma carta aberta direcionada às comunidades de Educação e Computação e que visa mais ações nesta área dentro das prisões, foi apresentada aos alunos.

Sandra Dalton / Flora Viguini

(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 992417856