07/07/2023 15h27

Penitenciária Regional de Linhares realiza formatura do Ensino Médio

Estudantes internos da Penitenciária Regional de Linhares (PRL) participaram, nessa quinta-feira (06), da cerimônia de formatura de conclusão do Ensino Médio, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento foi realizado pela equipe pedagógica da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Manoel Abreu, que funciona na unidade prisional.

Na cerimônia, 13 internos receberam o certificado de conclusão do Ensino Médio. “A formatura é um evento muito aguardado pelos estudantes. É um momento que celebram mais uma etapa vencida e dão início a um ciclo de novas oportunidades, pois reconhecem a importância que a educação tem no processo de ressocialização”, disse a pedagoga Gilcélia Santos Guimarães.

O evento foi marcado por depoimentos de formandos e homenagens aos familiares. A solenidade contou com a presença da equipe de educação e de servidores penitenciários da unidade. O aluno interno Ernesto Luiz da Silva, de 39 anos, comentou sobre a conquista do sonhado diploma de conclusão do Ensino Médio.

“Eu não era alfabetizado e tive a oportunidade de concluir os estudos na unidade prisional. Mesmo com a minha idade, me dediquei, recebi apoio dos professores e consegui concluir os estudos. Estou muito emocionado por essa conquista”, disse Silva.

O diretor da Penitenciária Regional de Linhares, Vinícius Narciso, destacou a importância da conclusão do ensino para os internos e acrescentou que os formandos já deram início a um novo ciclo, com oportunidade de trabalho remunerado em instituições do ramo de alimentos e construção civil.

“A educação é um fator essencial para a ressocialização e possibilita mais oportunidades no mercado de trabalho. Os internos que se formaram nessa quinta-feira (06) estão no regime semiaberto e já deram início agora a uma nova fase em suas vidas, pois conseguiram oportunidades de trabalho em empresas conveniadas com a Secretaria da Justiça (Sejus)”, ressaltou.

Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856