30/11/2023 17h02

Policiais penais participam da 7ª Etapa da Operação Retorno Ordeiro

A Secretaria da Justiça (Sejus), em parceria com a Guarda Civil Municipal de Viana e a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), realizou na noite dessa quarta-feira (29), a 7ª Etapa da Operação Retorno Ordeiro. O objetivo é oferecer mais segurança para os usuários do transporte coletivo que circula nas imediações do Complexo de Viana.

Na ocasião, 139 pessoas foram revistadas e cinco ônibus abordados. A ação conjunta reuniu oito policiais penais que integram a Diretoria de Segurança Penitenciária (DSP). Weleson Vieira de Souza, coordenador da ação, explica que os coletivos também são usados por detentos do regime semiaberto que saem para trabalhar durante o dia e retornam à unidade prisional ao final do expediente.

“A operação Retorno Ordeiro foi iniciada após denúncias da população de que detentos estariam utilizando materiais ilícitos dentro dos coletivos e em áreas próximas ao local de trabalho, o que gera insegurança para a população local. Essas abordagens têm o objetivo de identificar quem são os internos que praticam atos criminosos e proibidos, bem como oferecer um retorno seguro e tranquilo para os usuários do transporte coletivo que atende às imediações dos complexos prisionais. É importante destacar, que os internos flagrados com material ilícito têm o direito ao trabalho revogado e sofrem regressão de pena, de acordo com a análise da Vara de Execução Penal”, disse Weleson Vieira de Souza.

Na operação realizada nessa quarta-feira (29), foram apreendidos dois papelotes de cocaína, duas buchas de maconha e haxixe. Não houve condução de pessoas à autoridade policial. Desde o início da operação conjunta, ao todo foram sete ações realizadas neste ano, policiais abordaram 1.500 pessoas e 39 coletivos. Além disso, mais de 60 buchas de maconha foram apreendidas, além de quatro tabletes da mesma substância, sete tabletes e 19 pinos de cocaína, haxixe, celulares e balança de precisão.

Sandra Dalton/ Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856