11/07/2023 17h20 - Atualizado em 11/07/2023 17h30

Projeto desenvolvido na Sejus orienta estudantes a fazer boas escolhas para o futuro

Na Secretaria da Justiça (Sejus), um projeto desenvolvido pela Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF) busca orientar jovens estudantes sobre um futuro de oportunidades. Desde setembro de 2022, servidores penitenciários visitam escolas da região noroeste do Estado para ministrar a palestra “Polícia Penal nas Escolas: suas escolhas definem seu futuro”.

Desde a implantação, o projeto já atendeu cerca de 30 escolas da rede pública e privada de ensino. O intuito é atuar com estratégias voltadas para jovens e adolescentes, orientando-os sobre as consequências futuras das escolhas que são feitas no presente. Desenvolvido em duas fases, o projeto tem foco, inicialmente, nos estudantes e, posteriormente, nos pais, com a mesma metodologia de abordagem.

O policial penal Edimar Domingues Pimentel, que atua no projeto, explicou que vários temas são desenvolvidos com os estudantes. “O objetivo é atuar nas escolas com a prevenção e a conscientização de temas que envolvam problemas sociais, como drogas, criminalidade, entre outras abordagens. Também falamos sobre o que é o sistema prisional e as condições de vida de uma pessoa presa, como um exemplo das consequências das boas e más escolhas. O conteúdo é bem abrangente e também incentiva o resgate dos vínculos familiares no trabalho de prevenção”, disse.

“Procuramos frisar que o futuro é determinado pelas escolhas que fazemos e não podemos deixar que esse poder de decisão esteja nas mãos dos outros. Acreditamos que o impacto das palestras é muito positivo, pois orientamos nossos adolescentes e jovens quanto aos cuidados que devem ter no direcionamento das escolhas no cotidiano escolar e diante da vida. Ao mesmo tempo, aproximamos a família dessa discussão e tentamos resgatar vínculos que são essenciais para a construção de um futuro de oportunidades”, acrescentou Pimentel.

Além dele, o Projeto “Polícia Penal nas Escolas: suas escolhas definem seu futuro” é composto pelos policiais penais Maxwell Neves de Sá, Queila Rosa de Souza Mercês e Washington Felipe da Silva Pereira, além da equipe da Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF).

A instituição de ensino que tenha interesse em apresentar o projeto aos alunos pode fazer contato com a unidade prisional, por meio dos números (27) 3756-7433 e 3756-0303.

Sandra Dalton/ Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856