Projeto emite documentação civil para detentos
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com a Polícia Civil, implantou um projeto para agilizar a emissão de Carteiras de Identidade para os internos do sistema prisional.
Com o Projeto Identifique-se, dois inspetores penitenciários da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) foram capacitados pela Polícia Civil e percorrerão todas as unidades prisionais do Estado para colher as digitais dos detentos e, em seguida, encaminhar o material à Polícia Civil para a confecção da Carteira de Identidade.
A iniciativa tem como meta atender a 100% da população prisional que não possui o documento. Hoje, aproximadamente, 1,3 mil detentos não possuem a Carteira de Identidade, segundo levantamento da Gerência de Reintegração Social e Cidadania, responsável pela iniciativa.
O atendimento nas unidades prisionais teve início na última semana em Cachoeiro de Itapemirim. Na ocasião, 116 internos das três unidades localizadas no município foram atendidos.
A gerente de Reintegração Social e Cidadania da Sejus, Cláudia Maria da Silva, explica que a documentação é essencial para resgatar a cidadania dos internos e possibilitar acesso a políticas públicas.
“Nossa intenção é facilitar a emissão do documento, desburocratizando e otimizando o processo, para viabilizar que os detentos possam trabalhar ou estudar, por exemplo, já que para isso é necessário ter um documento de identificação”.
A gerente acrescenta que além de atender internos que hoje estão nas unidades prisionais também está prevista a emissão de documentos para os egressos do sistema penal, atendidos no Escritório Social.
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