Projetos da Sejus concorrem ao 5º Prêmio Conexão Inova

Dois projetos da Secretaria da Justiça (Sejus) são finalistas do 5º Prêmio Conexão Inova, premiação que destaca iniciativas inovadoras na gestão pública de todo o País. O Projeto Identifique-se concorre na categoria "Serviços Públicos: Projetos Concluídos" e o “Tecpris: Robótica e educação ambiental na formação de pessoas presas”, na categoria “Ambiental, Social e Governança (ASG/ESG): Ideias Promissoras”.
Além disso, a SEJUS também está concorrendo na categoria Voto Popular. A votação segue até o dia 21 de fevereiro. Para participar, basta reagir às postagens no LinkedIn da rede Conexão Inovação Pública. Ganham os projetos com o maior número de reações.
O 5º Prêmio Conexão Inova contou com 768 inscritos e será entregue entre os dias 2 e 4 de junho, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Conheça os projetos da Sejus que concorrem ao Prêmio Conexão Inova
Identifique-se – A iniciativa tem como proposta o resgate da documentação civil básica das pessoas em privação de liberdade e egressas do sistema prisional. No ano de 2024 o projeto foi responsável pela viabilização de 5.462 documentos civis, sendo carteiras de identidade, CPFs e certidões. O Identifique-se também foi vencedor do Prêmio Inoves 2024 na Categoria Resultados. A documentação auxilia na inclusão de presos no mercado de trabalho, medida fundamental para ampliação do Programa de Ressocialização da Secretaria da Justiça (Sejus).
Tecpris: Robótica e educação ambiental na formação de pessoas presas - O projeto integra conceitos de robótica, pensamento computacional e educação ambiental voltados para internos estudantes do sistema prisional. Dentro desse escopo, a iniciativa visa o reaproveitamento de resíduos para capacitar alunos na construção de tecnologias e componentes eletrônicos e na transformação de garrafas pets em filamento para impressão 3D e da construção de projetos utilizando a robótica educacional de forma sustentável.
O projeto tem origem na tese de doutorado em Educação em Ciências e Matemática, do servidor efetivo do Governo do Estado, lotado no Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), Fábio Ventorim Siqueira. O Tecpris já integra o quadro de projetos da Subgerência de Educação nas Prisões, que tem estudado a melhor forma de viabilizar a iniciativa nas escolas do sistema prisional.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 - 99933-8195 / (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br