03/04/2023 16h51

Projetos desenvolvidos no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares são ganhadores do Edital JuventudES

Dois projetos desenvolvidos no Centro de Detenção e Ressocialização (CDRL) de Linhares foram ganhadores do Edital JuventudES, programa que integra o conjunto de políticas públicas do Governo do Estado para os jovens capixabas. As iniciativas receberão aporte financeiro de R$ 5 mil, cada.

Com o objetivo de promover a ressocialização de internos, os projetos “Piscicultura” e “Solda” ganharam destaque no concurso. Na unidade prisional as iniciativas são desenvolvidas como atividade de trabalho para os custodiados e a multiplicação de conhecimento.

No projeto Piscicultura, 12 internos atuam na frente de trabalho, que consiste na criação de peixes como tilápia, tucunaré, além de camarão da água doce. Atualmente, a unidade conta com seis tanques para peixes e um tanque para Camarão da Malásia, além de um berçário, para criação de novos filhotes das espécies.

Os tanques funcionam interligados, com a circulação de água entre eles, realizada por bombas que garantem a oxigenação da água. Cerca de 200 quilos de peixes e marisco são abatidos a cada dois meses. O trabalho também inclui a criação de viveiro de mudas hidropônicas.

De acordo com o diretor do Centro de Detenção e Ressocialização (CDRL) de Linhares, Nelson Merçon, são produzidos cerca de 50 mil alevinos mensalmente. “Dessa produção, 30% fica na piscicultura, 20% são distribuídos para produtores locais e 50% para manutenção do projeto, seja por meio da venda ou parcerias”, explica Nelson Merçon.

Projeto Solda

Outro projeto selecionado no Edital Juventudes é a oficina/escola de solda que, atualmente, atende 12 internos. No local funcionam três baias e maquinário suficiente para que o aluno consiga desempenhar as atividades teóricas e práticas.

Com a oficina, eles desenvolvem peças e consertos que são necessários para na unidade prisional e em demais projetos desenvolvidos, tais como: consertos em portas de aço, produção de grade, portões, cadeiras, puffs, entre outros materiais. Todo o aprendizado é repassado para os alunos por internos com expertise na área.

“Os projetos desenvolvidos na unidade estimulam muitos talentos. Temos o objetivo principal que é a abertura de vagas de trabalho, mas conseguimos também promover o espírito de equipe e aumentar a autoestima dos internos. Uma vez que eles passam a dominar o assunto, muitos viram multiplicadores do conhecimento para as novas turmas”, pontua Nelson Merçon.

Projetos da Penitenciária Regional de Linhares (PRL) e da Penitenciária de Segurança Média 2 (PSME2) também foram selecionados no Edital Juventudes.

JuventudES
O JuventudES está sendo executado pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), desde agosto de 2022, com a divulgação do projeto nas cidades do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Contemplado no Eixo Social do Programa Estado Presente, o Projeto JuventudES integra o conjunto de políticas públicas do Governo do Estado para os jovens capixabas.

Sandra Dalton / Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856