01/04/2019 16h01

Psicólogos participam de treinamento para discutir transtornos mentais

Na última segunda-feira (25) a Gerência de Saúde do Sistema Penal, em parceria com o Instituto Vida e Saúde (Invisa), promoveu treinamento para os psicólogos que atuam na saúde prisional. O objetivo da formação é aprimorar a prestação do serviço assistencial nas unidades do Espírito Santo.

Os psicólogos que participaram do encontro atuaram como facilitadores das discussões, no intuito de favorecer um espaço de trocas de saber e oportunizar o protagonismo da categoria na discussão sobre as possibilidades de atuação no contexto.

“Nesses encontros teoria e prática são refletidas e propiciam terreno fértil para que a atuação do psicólogo seja tecnicamente adequada e, ao mesmo tempo, humanizada”, avaliou Arthur Suave, psicólogo na unidade do Centro de Detenção Provisória de Vila Velha.

O treinamento teve como foco distúrbios psíquicos, entre eles transtornos de humor, transtornos da ansiedade, transtornos da personalidade, transtornos ligados ao uso de drogas, psicoses e transtornos parafílicos.

Para Alana Machado, psicóloga da unidade na Penitenciária Estadual de Vila Velha V, a integração dos profissionais e a troca de experiências possibilitadas pelo encontro revela-se uma grande fonte de conhecimento.

“Precisamos cada vez mais apostar em espaços coletivos para produção de conhecimento e qualificação de nossas práticas, visando o aperfeiçoamento e a melhoria do trabalho na instituição”, afirmou.

Segundo Leidiane de Souza, coordenadora psicossocial da Gerência de Saúde do Sistema Penal, treinamentos como esse são parte do planejamento de capacitação dos profissionais de saúde das unidades prisionais. “Nosso objetivo é fazer desses treinamentos uma prática continuada”, projetou.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça

Sandra Dalton / Karla Secatto

Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

E-mail: imprensa@sejus.es.gov.br

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard