Secretaria da Justiça firma parceria com Senai Colatina para oferta de cursos profissionalizantes
A Secretaria da Justiça (Sejus) firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Colatina para oferta de cursos de capacitação profissional nas unidades prisionais instaladas no município. Ao todo, são 118 vagas para os cursos de Mecânico de Máquinas de Costura, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Modelista de Roupas. A parceria é realizada por meio do programa de gratuidade do Senai Colatina.
As capacitações foram iniciadas no mês de março. Na Penitenciária de Segurança Média de Colatina (PSMECOL), 25 internos participam do Curso de Modelista, com carga horária de 240 horas. Os alunos fazem parte do projeto Costurando o Futuro, que produz uniformes e lençóis utilizados em todo o sistema prisional.
No Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL), 18 internas participam do curso de Mecânico de Máquinas de Costura, com carga horária de 240 horas. A unidade feminina também integra o projeto Costurando o Futuro.
“Internos e internas da fábrica foram inseridos nos cursos porque entendemos que é importante ter uma formação nesse sentido. As capacitações oferecem mais autonomia e independência nas áreas propostas para quando fora da prisão. A parceria com o Senai Colatina só reforça nosso Programa de Ressocialização, que é dar condições para que o custodiado retorne ao convívio social de forma produtiva, prevenindo a reincidência ao crime”, explica o subsecretário de Estado da Ressocialização da Sejus, Marcelo Gouvêa.
Na Penitenciária Semiaberta Masculina de Colatina (PSMCOL), 20 internos iniciaram o curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, com 160 horas de carga horária. Também estão previstos para este ano, turmas dos cursos de Pedreiro, Instalador Hidráulico Residencial e Pintor de Obras Imobiliárias.
“Para o Senai Colatina, a parceria com a Secretaria da Justiça é uma grande contribuição social. Independentemente do que originou a prisão dessas pessoas, o que importa para nós é olhar para frente, oportunizar o conhecimento e qualificar essas pessoas para exercer uma profissão com certificado válido em todo o território nacional. No futuro, essas pessoas irão retornar para o convívio social e nossa proposta é unir esforços junto à Sejus para oportunizar aos alunos internos condições de reerguer suas vidas. Esperamos que essa parceria se prolongue por muito anos”, disse Mara Tuller, diretora Escolar do Senai Colatina.
Demais parcerias para a oferta de qualificação profissional às pessoas privadas de liberdade são realizadas em todas as 37 unidades prisionais do Estado. Para este ano, a previsão é realizar mais de 3.500 capacitações aos detentos, em cursos voltados para diversas áreas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)
Alyne Reis
(27) 3636-5706 / 99933-9920