27/05/2025 10h29 - Atualizado em 27/05/2025 10h37

Sejus apresenta palestra no 3º Encontro Nacional de Diretores de Unidades Prisionais

A Secretaria da Justiça (Sejus) participa do 3º Encontro Nacional de Diretores de Unidades Prisionais, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), em Brasília. Com início nessa segunda-feira (26), o evento reúne gestores do sistema prisional de todo o País.

Durante três dias de evento, com encerramento nesta quarta-feira (28), serão realizadas palestras, painéis temáticos e debates com autoridades do sistema de justiça e segurança pública, além de especialistas e pesquisadores em políticas penais.

O encontro tem como objetivo fortalecer a gestão do sistema penitenciário, fomentar a troca de experiências entre os estados e alinhar ações estratégicas para aprimorar a execução penal no Brasil.

Nessa segunda-feira (26), o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, apresentou o tema ‘A Evolução do Sistema Prisional do Espírito Santo’. "O sistema prisional do Espírito Santo passou por muitos avanços nas últimas décadas. Graças aos investimentos em infraestrutura, tecnologia e na formação e qualificação de novos policiais penais, toda essa estrutura passou a se organizar de forma mais eficiente. Hoje, a Polícia Penal constitui uma nova força policial no Estado, fortalecendo a segurança pública de maneira mais especializada e integrada”, disse Rafael Pacheco.

Ele complementou: “A gestão do sistema prisional do Espírito Santo é considerada uma referência nacional. Isso significa que as boas práticas implantadas no nosso Estado são reconhecidas como modelo a serem seguidos. Temos o compromisso com uma gestão que prima pela segurança, com a oferta de um ambiente salubre para os servidores e com a ressocialização. Esse é o resultado que procuramos entregar para a sociedade e a segurança pública”, enfatizou.

A programação contará com a presença de 80 diretores de unidades prisionais, além de representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), das Secretarias de Administração Penitenciária (SEAP), da Polícia Penal Federal (PPF) e da Polícia Federal (PF).

Primeira Infância no Sistema Prisional

Durante o primeiro dia de evento, também foi apresentado o tema “Primeira Infância no Sistema Prisional”, conduzido pela diretora-adjunta da Polícia Penal do Espírito Santo, Graciele Sonegheti.

Na ocasião, Sonegheti destacou a importância de investir na primeira infância, humanizar os espaços destinados aos bebês e desenvolver ações que minimizem os danos ao desenvolvimento infantil. No Espírito Santo, os Alojamentos do Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC) e Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim foram adequados e estruturados para esse cuidado. Os espaços contam com ambiente humanizado, brinquedoteca e demais artigos que favorecem o desenvolvimento infantil das crianças, mesmo em um ambiente de prisão.

O berçário também estimula laços afetivos entre mães e filhos, com acompanhamento psicossocial, orientações de cuidados com os bebês e atendimento médico.

"Foi uma honra participar do 3° Encontro Nacional de Diretores e poder abordar um tema tão relevante que é a primeira infância no sistema prisional. É necessário sensibilizar os gestores que podem transformar os espaços e criar estratégias que minimizem o impacto ao desenvolvimento infantil das crianças que não cometeram crime algum e precisam ter seus direitos garantidos", pontuou.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton / Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856

imprensa@sejus.es.gov.br

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard