Sejus capacita cerca de 200 voluntários para atuarem na assistência religiosa das unidades
A Secretaria da Justiça (Sejus) capacitou, no último sábado (30), cerca de 200 novos voluntários, da região da Grande Vitória, para atuarem na assistência religiosa das unidades prisionais do Estado. Com o tema “Capacitação de Assistência Socioespiritual às Pessoas Privadas de Liberdade, a ação foi realizada pela Assessoria de Assistência Religiosa (ASRE) e pelo Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Prisional (Ginter).
A capacitação foi realizada na Igreja Memorial Batista, em Vitória, e contou com a presença de representantes de diversas entidades religiosas. O objetivo do curso foi aprofundar o tema com os voluntários, apresentar metodologias e a fundamentação legal da atividade, conforme a Portaria nº 1.135-R.
"É importante garantirmos a assistência religiosa para os internos das unidades prisionais, seguindo o que determina a Lei de Execução Penal. E, para realizarmos um trabalho que respeita a diversidade e crenças religiosas, as capacitações são fundamentais”, disse a coordenadora do Ginter, Maria Jovelina Debona.
Ela ainda explicou que as capacitações acontecem anualmente, sendo dividida por regiões. “A primeira foi realizada em Cachoeiro de Itapemirim, agora fizemos na Grande vitória e a próxima será em Linhares”.
Sobre o Ginter
O Ginter é composto por assessores teológicos que contribuem de forma voluntária com a Sejus para a assistência religiosa no sistema prisional, qualifica os voluntários que atuam nas unidades prisionais, também atua na ampliação da assistência espiritual oferecida nos presídios e articula os grupos religiosos cadastrados com a direção das unidades prisionais.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton/ Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br