17/02/2023 12h06

Sejus e Sedu lançam curso técnico integrado à EJA em unidade prisional de Linhares

As secretarias da Justiça (Sejus) e da Educação (Sedu) lançaram, nessa quinta-feira (16), o curso Técnico de Logística integrado à Educação de Jovens e Adultos (EJA) para internos do Centro de Detenção e Ressocialização (CDRL) de Linhares. Uma aula inaugural marcou o início das atividades, que será destinada a 25 alunos internos da unidade prisional. Esta será a terceira turma do curso ofertada ao sistema prisional.

Atualmente, 3.500 internos deram início ao calendário de ensino regular na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 33 unidades do Estado. Em dezembro do ano passado, o sistema prisional contava com 2.752 internos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desses, 2.551 participaram do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), realizado em janeiro deste ano.

O secretário de Estado da Justiça, André Garcia, participou do evento de abertura e ressaltou a importância do estudo e da capacitação profissional como instrumento de ressocialização. “A implantação dessas turmas é resultado da busca pela oferta da educação qualificada nas unidades prisionais. Este é um curso voltado para a realidade do mercado local e uma grande oportunidade de qualificação e inserção no mundo do trabalho. Por isso, aproveitem essa oportunidade que abre novas portas e condições para uma mudança de vida", ressaltou.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que o curso abre oportunidades para o mercado de trabalho. “Essa iniciativa pioneira veio da parceria entre a Sedu e a Sejus. Essa oportunidade vai ajudar não só no processo de ressocialização de vocês, como fora desse ambiente também. É uma experiência valiosa, ampliando a oportunidade de saírem daqui e ingressarem no mercado de trabalho”, salientou.

Esta será a terceira turma do Curso de Logística ofertada ao sistema prisional. Além da turma iniciada no CDRL, 50 Internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha 2, no Complexo de Xuri, também estão matriculados no curso técnico. Uma delas com formação prevista para o final do primeiro semestre.

A expectativa da Sejus é ampliar a parceria com diversas instituições, a fim de ofertar novos cursos de qualificação para os internos do sistema prisional. Para este ano, mais de 2.500 vagas serão disponibilizadas em todo o Estado.

O curso

Com carga horária de duas mil horas-aula, o curso Técnico em Logística será realizado de forma presencial, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Manoel Abreu, que funciona dentro da unidade prisional. As disciplinas ofertadas contemplarão a formação da educação básica do Ensino Médio e também a formação profissional na área de logística.

Entre as disciplinas do curso profissional estão Teoria Geral da Administração; Cálculos Financeiros e Estatísticos; Planejamento Organizacional aplicado à Logística; Cadeira de Suprimento; Práticas de Logística, Administração de Estoque e Armazenamento; Comércio Internacional, Logística Fiscal e Tributária; Gestão de Transporte e Distribuição; Marketing e Aplicações E-commerce; e Segurança e Saúde do Trabalho.

Sandra Dalton / Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856