26/09/2019 11h26

Sejus envolve servidores e apenados em campanha pelo ‘Setembro Amarelo’

Durante o mês de setembro, as unidades prisionais do Estado realizaram diversas ações pela valorização da vida e prevenção ao suicídio em alusão ao “Setembro Amarelo”. As iniciativas foram coordenadas pela equipe da saúde da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e envolveram servidores do administrativo, inspetores penitenciários, terceirizados e apenados.

No Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim, as equipes psicossociais promoveram palestras buscando quebrar tabus e compartilhar informações, estimulando o diálogo e abrindo espaço para tirar o assunto da invisibilidade.

No Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte, as palestras contaram com a parceria da prefeitura municipal, que enviou profissionais de saúde. Foram dois momentos distintos: uma conversa entre os servidores da unidade e outro momento com os internos. Em comum, o objetivo de partilhar conhecimento sobre os sinais apresentados pelo paciente, o significado do setembro amarelo, o poder da mente e a importância da vida.

Outras unidades também fizeram adesão à campanha. Na Penitenciária Agrícola, em Viana, a direção se aproximou, pouco a pouco, dos servidores para um bate papo informal. A intenção era compartilhar os dados sobre suicídio e a importância de apoiar familiares ou conhecidos, caso notassem sinais de depressão. Os servidores aprovaram a iniciativa e abraçaram a causa, vestindo um laço amarelo, símbolo da campanha, durante o expediente.

Na sede administrativa da Sejus, os servidores puderam participar de uma campanha virtual, recebendo por e-mail mensagens que incentivam a empatia, o apoio e a conversa como ferramentas para o enfrentamento e a prevenção do suicídio.

O subsecretário para Assuntos Administrativos da Sejus, Celso Junior, explica que o bem-estar e a saúde mental dos servidores são preocupações da Sejus.

“A rotina dos nossos inspetores requer uma preocupação com a saúde mental. São muitos protocolos para garantir a segurança de todos que frequentam o espaço penitenciário, inclusive dos próprios servidores e apenados. O nosso esforço é também por humanizar esses ambientes. Já dispomos de um serviço de atenção psicossocial ao servidor, mas estamos trabalhando para reestruturá-lo para um atendimento mais efetivo e eficaz ao servidor, que precisa se sentir amparado. Campanhas como essa são abraçadas por promover o diálogo e buscar condições para promoção da saúde no comportamento individual e coletivo e nas relações de trabalho”, ressalta.

O serviço de assistência psicossocial aos servidores da Sejus é prestado pela Gerência de Atenção Psicossocial do Servidor Penitenciário. Contato e agendamentos podem ser feitos pelo telefone 3636-5890 ou através do e-mail: coordenacao.ucap@sejus.es.gov.br.

Informações à imprensa: