Sejus expõe decoração natalina com artesanatos do sistema prisional e promove campanha de arrecadação de brinquedos
A Secretaria da Justiça (Sejus) abriu ao público, nesta quarta-feira (03), uma exposição natalina com artesanatos produzidos no sistema prisional do Espírito Santo. A decoração reúne elementos tradicionais do Natal e transforma o espaço em um ambiente acolhedor, repleto de cores, luzes e simbolismo.
A exposição ficará aberta para visitação até o dia 6 de janeiro de 2026, sempre das 8h às 17h, no Edifício Fábio Ruschi, localizado na Avenida Governador Bley, 236, Centro de Vitória. O acesso é gratuito.
Além da exposição, a Sejus deu início à Campanha de Arrecadação de Brinquedos Novos, que segue até o dia 20 de dezembro de 2025, com ponto de coleta no mesmo espaço. As doações serão destinadas a entidades sociais e têm o objetivo de levar alegria a crianças em situação de vulnerabilidade durante o período natalino.
O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, destacou o simbolismo da ação. “O Natal é um período de renovação, de gestos solidários e de fazer o bem. Ao abrir a exposição ao público, compartilhamos não apenas o clima natalino, mas também o resultado do trabalho de ressocialização realizado nas unidades prisionais do Estado. Cada peça exposta na decoração carrega muito simbolismo, pois vai além de uma ocupação ou ofício, representa solidariedade e oportunidade de recomeço”, destacou Rafael Pacheco.
“Aproveitamos a decoração natalina para abrir também a campanha de arrecadação de brinquedos, convidando a população a participar desse ato de solidariedade. Anualmente, nossas unidades prisionais destinam itens produzidos pelos internos a instituições sociais, mostrando que a ressocialização acontece com trabalho, responsabilidade e conexão com a comunidade”, pontuou.
Enfeites natalinos sustentáveis
Além dos artesanatos confeccionados no sistema prisional, a exposição também ganhou um significado especial: enfeites sustentáveis produzidos por internas do projeto “Manutenção da Vida”, que trabalham na função de serviços gerais na sede da Sejus.
Coordenada pela Gerência Administrativa (GA), a ação transforma materiais que seriam descartados em artigos natalinos. Caixas de papelão, rolinhos de papel higiênico, tampas de produtos de limpeza e outros itens reaproveitados ganharam nova vida nas mãos das participantes, que confeccionaram árvores, guirlandas, adornos de mesa e diversas peças decorativas.
“A iniciativa das custodiadas em auxiliar na decoração natalina do prédio não é apenas uma questão de estética e embelezamento do equipamento público, mas uma demonstração concreta do impacto do trabalho de ressocialização promovido pela Sejus”, ressaltou Marcela Costa Andrade Martins, Chefe de Grupo de Administração.
A servidora Nailda Pereira Martins Santos, Supervisora do GA e responsável pela atividade, relatou que o projeto de decoração natalina teve um impacto profundo no grupo. “Muitas internas disseram que o Natal não fazia sentido para elas dentro da unidade e meu objetivo foi justamente trazer luz para esse momento. Algumas diziam que não sabiam pintar, mas eu incentivava e todas colocaram a criatividade em ação”, disse.
“Quando viram tudo pronto, muitas se emocionaram ao perceber que eram capazes. Assim como uma caixa de papelão pode virar algo bonito, a vida delas também pode ser transformada. Acreditar na mudança faz tudo acontecer”, destacou a servidora.
Exposição natalina com artesanatos do sistema prisional
Período: até 06/01/2026
Hora: 8h às 17h
Campanha de Arrecadação de Brinquedos Novos
Período: doações até 20 de dezembro de 2025.
Local: Edifício Fábio Ruschi - Avenida Governador Bley, 236, Centro de Vitória.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br