Sejus implanta lavanderia interna no sistema prisional capixaba

A Secretaria da Justiça (Sejus) implantou a primeira lavanderia interna do Complexo de Xuri, em Vila Velha. A estrutura foi montada na Penitenciária Estadual de Vila Velha 6 (PEVV6), no mês de janeiro e atende a mais oito unidades prisionais da Região Metropolitana da Grande Vitória.
A lavanderia interna elimina despesas com transporte, facilita a fiscalização do contrato, com maior controle dos insumos utilizados e mais qualidade no serviço prestado, além de promover oportunidades de trabalho para a população prisional. São oito internos trabalhadores atuando na organização da logística, como no recebimento das roupas, lavagem, secagem, dobragem, além do embalo e distribuição.
O espaço foi estruturado com máquina de lavar e secadoras de grande porte, balança, palets, mesas e dispensadores automáticos dos produtos de lavagem. O valor do investimento para implantação da lavanderia é de R$ 120 mil. O serviço é coordenado pela Gerência de Fiscalização e Gestão de Contratos Administrativos dos Estabelecimentos Penitenciários (Gefap).
Além de atender às demandas da Penitenciária Estadual de Vila Velha 6 (PEVV6), a lavanderia também atende à cinco unidades prisionais do Complexo de Xuri, além dos Centros de Detenção Provisória da Serra e Viana e Casa de Custódia de Vila Velha (Cascuvv). Mensalmente, são cerca de 48 toneladas de peças lavadas, entre uniformes e roupa de cama utilizados pela população prisional dessas unidades.
“Iniciamos o processo de implantação das lavanderias internas por entender que assim otimizamos o serviço de lavagem de roupas no sistema prisional do Estado. Nossa proposta é expandir o serviço para demais unidades das regiões Sul e Norte, além do Complexo de Viana, com mais quatro lavanderias internas. Dessa forma, conseguimos uma fiscalização mais rigorosa dos contratos e mais agilidade e eficiência nesses atendimentos. Outro objetivo importante do serviço é a expansão das vagas de trabalho ofertadas à população prisional, o que colabora com o nosso Programa de Ressocialização”, pontuou o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 - 99933-8195 / (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br